Páginas

domingo, 8 de setembro de 2013

Semana sim, semana não…

Como o nome do post indica, e tendo em conta que o treino de 32 Km da semana passada foi claramente “semana sim”, o treino de hoje cabe na categoria “semana não”.

Talvez esteja a ser demasiado exigente, mas parti para este fim de semana com a moral em alta, depois do meu último treino longo ter sido espetacular (no meu humilde nível). Desta vez, o treino não correu tão bem, mas apenas por um motivo: tive um adversário que ainda não tinha enfrentado e que representou para mim um obstáculo muito difícil de ultrapassar.

Desta vez, não foram os putos que não me deixaram descansar. Não foi o calor, que nem sequer apareceu. Não foi a falta de água, ou de gel. Não foram as bolhas nos pés. Não foram os óculos de sol, que me esqueci de levar. Não foi a vontade de ir ao WC que me parou. Não foi sequer a má disposição que me ia fazendo vomitar o almoço de sábado, e que me ia impedindo de ir treinar. Não foram os cães, nem os carros que me aparecem no caminho sempre que vou correr na aldeola dos meus sogros (utilizando uma volta de 5 Km pré-definida, entre caminhos de terra batida e estrada nacional). Não foi nada disso.

Foi…….. o …….. c*****…… do….. VENTO!

A aldeia dos meus sogros fica perto de Alenquer e está localizada numa planície bem “arejada”, no mínimo. Só que hoje, talvez pela mudança que está a ocorrer neste mês de setembro, o vento que até é habitual na zona, estava muito FORTE!. Qualquer que fosse a orientação da volta que eu escolhesse, metade seria a levar uma tareia contra o vento, e metade seria a aproveitar a boleia.

O vento sempre foi, para mim, um grande obstáculo. Mas hoje foi demais. Tinha programado fazer os 36 Km (distância máxima no meu plano de treinos), mas não consegui. Quando cheguei a casa estava E-X-A-U-S-T-O! Tinha a sensação de ter levado uma tareia e estava cheio de cãibras. Mas o pior de tudo é que ressenti-me da minha lesão na perna esquerda, e isso é o que verdadeiramente me desanima.

O médico disse-me que devia evitar subidas e acelerações, mas devia ter dito que o esforço de lutar contra vento forte também seria desaconselhável… Smile

Ainda assim, fiz 6 voltas em 3h:01m:26s. Dá 30 Km a 6m:04s/Km. Bem vistas as coisas, foi muito bom em termos “competitivos”, pois fiz um treino muito difícil ao ritmo que quero fazer a maratona. Mas o resultado do treino não teve nada a ver com o da semana passada:
- No passado domingo, fiz 32 Km e acabei muito bem. Sem dores, capaz de continuar sem problemas, e num bom ritmo (abaixo dos 6 min./Km).
- Este domingo, fiz 30 km e acabei de rastos, com dores e incapaz de fazer 1 km a mais que fosse.

Enfim. Esperemos que o problema com a minha perna não me impeça de participar na maratona. Isso é o que mais receio neste momento.

Não há-de ser nada…

PS1: Eu também fiz a mesma experiência que o Rui fez com o Leukotape. Correu na perfeição.
PS2: Homemade Gel: 2 – 30 Km: 0

4 comentários:

  1. Infelizmente é quase sempre assim, semana-sim, semana-não, treino-sim, treino-não... Deve ser uma qualquer lei física de compensação dos opostos... De qualquer forma, assim vais preparado para todas as condições.
    Isso da perna não há-de passar de um susto.

    Bons treinos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "lei física de compensação dos opostos" lol

      Nunca fui muito dado a Física... :)

      Eliminar
  2. Richard, como é que estamos de vento hoje?! :)
    Eu acho que está sempre vento nos treinos, mesmo quando as outras pessoas afirmam que não está.
    Mas é como diz a Rute: assim estás melhor preparado. Se por azar fizer vento no dia de uma prova importante, já não é novidade. Mesmo assim, fizeste um treino impecável! 30 km em condições adversas, é óptimo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O problema é saber a que custo é que o treino foi bom...

      Mas por aqui, agora... NÃO HÁ VENTO!!! :)

      Eliminar