Páginas

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

ZÉMI FINALMENTE SAI DO ARMÁRIO


Depois de uma longa recuperação de uma pubalgia, este fim de semana fiz o segundo treino longo de 18 kms. Tinha combinado com a Sofia, a quem tinha enganado a pensar que eram só 16 kms, e com o Rui, que ia fazer 30 e tal kms na preparação para a Maratona, ás 7:30 no km 0 do passeio marítimo de Oeiras. Mas não me apetecia nada.


Só queria ficar no quentinho da caminha, comer um farto pequeno almoço, cheio de hidratos de carbono e depois rumar calmamente a uma praia da Costa da Caparica.

Mas quem, na sua plenitude intelectual é que se levanta às 6:30 de um domingo para ir correr? e para quê?
 Não sei, não percebo, porém como já tinha combinado dar boleia à Sofia, o dever e a honra falaram mais alto e acabei por arrastar o meu saco de banha e ossos para a linha de Cascais.

Curioso é que a dinâmica de grupo de amigos consegue mudar um copo meio vazio para um copo meio cheio. E depois de umas picardias com o Rui sobre GPS's e Satélites lá arrancámos. Começamos os 1ºs quilometros, cheios de preocupações altruistas uns com os outros, nomeadamente a discutir as funções biologicas uns dos outros.

Após deixarmos para trás a última casa de banho disponível na marginal, a conversa tomou um perfume mais agradável e os 10 quilometros seguintes foram passados a detalhar e debater as férias de cada um e respectivos regimes de alimentação.

Curioso foi que , pese embora a hora madrugadora do treino, encontrámos pelo caminho três colegas da Caixa a correr e mais um a andar de bicicleta, e houve quem tivesse direito a um grito encorajador: "Trombinhas!!!"

Perdemos belas oportunidades para tirar umas fotos lindissimas da alvorada na foz do Tejo. Acho que ainda deu para ver umas Tágides...

Tinha programado o abastecimento de gel para o km 11, acompanhado por uma bebida isotónica, que por ir no bolso dos meus calções, colada à minha perna, a agitar-se a cada passada mais parecia uma sopa quentinha de espuma com sabor a laranja.

Ao regresso ao passeio maritimo, em Paço d'Arcos, deparámo-nos com muitos corredores e marchadores no nosso caminho. Eu ainda sou do tempo em que era o único a correr do paredão, e ainda não existia paredão.

Facilmente chegámos aos carros, ao km 16, altura em que dei a notícia à Sofia que ela  ainda ia correr mais dois kms. Ela não se fez de rogada, anuiu e ainda disse que no final iriamos fazer um sprint (eu não sei se ela alguma vez tinha feito 18 kms continuamente a correr).

Na praia de Carcavelos, encontramos um grupo enorme de surfistas a ocuparem a pista. Parece que não sabem onde pertencem. Eu ainda sou do tempo em que o paredão era para marchadores e corredores e o mar para banhistas e surfistas.

Finalmente, a  400 metros do final, e pese embora o facto de já termos feito 17,6 kms, numa rampa, a Sofia desata a sprintar e tenho que confessar que não tive fôlego para acompanhá-la, sprintei para ver se a apanhava mas rebentei. Mas ainda assim, fizemos os 18 kms em 1hora e 45 minutos (5:49 min/km de média), não tendo notado o cansaço excessivo que senti na semana passada.

Assim, para quê estes treinos excessivos? chegou a altura de revelar um dos meus mais sinistros segredos (ok, se calhar não é muito sinistro)...

Drum roll (suspense)



VOU-ME INSCREVER PARAR A MEIA MARATONA DE LISBOA A 6 DE OUTUBRO!!!

TCHARAM!!!!

Desta não estavam à espera, pois não? Ah pois é bébé!

Vai ser a minha primeira meia... vamos lá ver o que acontece. Não tenho objectivos de tempo, apenas quero acabar a prova "relativamente" saudável.


P.S: Eu sei que alguém se chibou!!! e eu vou descobrir quem.

4 comentários:

  1. Zémi!! Há quanto tempo... Seja bem aparecido!
    Treininho muito fixe, o de Domingo passado.
    É um prazer ler as "Zémi Chronicles"!
    QUEM É QUE PÔS A BOCA NO TROMBONE sobre a tua inscrição na meia-maratona?! :) Sabes uma coisa?! Acho que, secretamente, todos sabíamos que a ias fazer mas não dissemos nada uns aos outros...
    O TEAM JRR vai estar em peso no dia 06/Out: Pedro, Ricardo e Rui na maratona, Joel, Zémi e Sofia na meia. Vai ser giro!
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Depois no final encontramo-nos todos na Expo...

      Hmmm... começo a desconfiar da Agnes... :)

      Eliminar
  2. Eu também desconfio da plenitude mental de quem acorda ao fim-de-semana, mais cedo do que a um dia de semana, para ir correr. Tudo pessoas insanas... :)
    Força para a estreia na 1/2 Maratona! Bons treinos

    ResponderEliminar