Páginas

domingo, 8 de setembro de 2013

Maratona: Estou pronto! Venha ela!

Esteve para não acontecer o treino de hoje, por falta de quórum, mas eis que, quase à última de hora, o team JRR se uniu para não deixar cair mais uma oportunidade de correr. Quanto a mim era quase obrigatório ir hoje, como parte do plano, mas é sempre melhor ter companhia para estar aventuras e essa hoje veio da parte do Zémi e da Sofia que, no entanto, avisaram logo que só iam para metade do treino, ou seja, 15 kms...
Para mim era também um dia decisivo para fazer experiências. Havia uma série de coisas novas que queria saber se resultava e outras que queria colocar em prática para resolver alguns problemas que me afectavam nestes treinos longos. Mas já lá vamos.
 
Quanto ao treino propriamente dito, posso dizer, sem dúvidas, que foi o meu melhor de sempre. Já tinha tido este tido de sensações positivas, mas num treino de 25 kms. Há 15 dias "rebentei" com a barreira dos 30 kms e a coisa não tinha corrido bem. Hoje era o tira-teimas. E foi excelente. Não só tirei quase seis minutos ao treino passado, como acabei confortável, como se quer.
Para isso contribuiu um início calmo, como me convinha. Estabelecemos um ritmo entre o 5:46 e o 6 mins/ km e entre uma troca de palavras fomos comendo os quilómetros até estarmos de novo junto ao carro, no ponto dos 15 kms. O Zémi e a Sofia ainda me acompanharam durante mais um pouco, mas a meta deles era aquela e terminaram por ali o treino deles, deixando-me sozinho para o que restava. Essa era também uma tarefa deste dia, ver como eu reagia a treinar a solo durante tanto tempo. Já estou habituado a fazê-lo durante a semana, mas em treinos curtos, de 10 kms. Hoje queria chegar aos 34. Assim tinha quase 18 quilómetros para fazer puxando apenas por mim próprio. E fi-lo bem. Mantive o meu ritmo, liguei o mp3 e segui até ao Passeio Estoril-Cascais. Aí chegado aproveitei os vários pontos de água para reabastecer e nessa altura já percebia que a coisa estava a correr bastante melhor. No último treino quando dei a volta em Cascais, aos 25 kms, já estava muito cansado; hoje estava bem fresco, hidratado e alimentado, cheio de energia para enfrentar os kms finais. E assim fiz, sempre num ritmo à volta dos 6 mins/km até chegar ao carro, com 3h19m58s. Parei, mas estava com força e vontade de continuar. Foi um treino excelente, a rondar a perfeição.
 
Foi também o meu último treino deste género até à maratona de 6 de Outubro. Ainda planeio ter mais um treino longo, mas deverá ser feito de bicicleta, para poupar os pés, por um lado, e para "massacrar" as pernas com 3 ou 4 horas de pedalada intensa e seguida. Mas em termos gerais estou pronto para a Maratona até porque todas as experiências correram bem... Vamos a isso então...
 
 
 
 Experiência nº1
 
Leukotape
 
Em todos os treinos longos que fiz, cheguei a casa com os pés feitos num oito. E não falo apenas das dores normais de correr 25 ou 30 kms, falo de bolhas do tamanho de moedas de 2€, unhas negras, feridas, etc. Depois do último treino, fartei-me. Não podia ser. Além da tortura que era correr os últimos quilómetros naquelas condições, dos dias seguintes também não eram fáceis. Comecei então a procurar solução para o caso. Onde? No Google! A melhor solução apontada era ligar os pés com fita adesiva. Os tipos de fita é que variavam. Decidi-me por esta Leukotape de 3,75 cms que hoje apliquei na planta dos pés, nos locais mais propícios a formar bolha, e também nos dedos, para evitar bolhas e feridas. E resultou. Apenas uma bolha mínima, insignificante perante o que tenho sofrido. Aprovado, sem dúvida
 
 
Experiência nº2
 
Meias de dupla-camada
 
Esta solução funcionou em conjugação com a anterior. Meias de dupla camada para evitar a fricção do pé com a meia. É suposto assim que estas duas camadas deslizem entre si, caso necessário, deixando o pé sossegado e protegido. A verdade é que não sei se ausência de bolhas se deveu a isto ou à Leukotape, mas por via das dúvidas  vou continuar a usá-las em conjunto.
 
Experiência Nº3
 
Nova forma de apertar os ténis
 
Depois de ter visto este vídeo e também de alguns conselhos de atletas amigos, decidi experimentar uma nova forma de apertar os ténis de corrida. Basicamente faz-se uso daqueles dois buracos extra no final dos atacadores, o que aconchega melhor o pé e aperta melhor o calcanhar, evitando o movimento do pé dentro do sapato. Fiquei satisfeito. O pé fica mais confortável e ajustado aos ténis, pelo que também será uma opção a manter.
 
 
 
e agora, a melhor de todas...
 
 
 
 
 
Experiência Nº4
 
Massa ao pequeno-almoço!
 
Sim, massa. Afinal de contas é o que os ciclistas comem antes de cada etapa na Volta a França, não é? Bem... a verdade é que a ideia não me agradou à primeira, mas está no plano nutricional que ando a cumprir há um mês e que vai até à Maratona. Era suposto comer um prato de massa com uma clara de ovo cozido em dia de prova. Ora, jamais iria experimentar isso em dia de prova. Era coisa para dar asneira... Assim, decidi experimentar hoje. Fiz a massa ontem à noite, deixei tudo pronto no frigorífico, para hoje de manhã não perder tempo. E a verdade é quando pus aquilo no prato não devo ter feito uma careta bonita. "Vou mas é fazer uma torrada, pensei eu..." Estive quase a fraquejar, mas decidi ir até ao fim. Aqueci o meu pequeno almoço e toca de comer aquilo tudo. Acabou por não me saber mal, mas passados alguns minutos tinha o estômago pesado. "Tu queres ver...", ainda me assustei, mas depressa passou. E a corrida correu-me muito bem. Mais uma vez, não sei se graças a isso, mas tive sempre força e energia para correr mais 100 metros, mais um quilómetro. Mais um teste bem sucedido a cumprir de novo em dia de prova
 
 

6 comentários:

  1. Força aí Rui. Acho que vou testar algumas das experiências que aqui enumeras... hoje já utilizei o método de apertar os tenis, gostei!

    ResponderEliminar
  2. Olá Rui, obrigada pelas dicas. Vou aplicar a fita nos pés porque também faço bolhas e a nova forma de apertar os atacadores dos ténis.
    Fico contente por saber que o resto do treino sozinho correu tão bem.

    Foi um treino divertido, com vários momentos: o momento GPS do Zé, que começou a deixar o Rui nervoso, o momento em que soubemos o que o Rui tinha comido ao pequeno-almoço e a divagação a partir daí, os momentos em que recordamos férias (um tema sempre agradável), os momentos em que o Zémi dizia "No meu tempo ... Eu era o único a correr aqui!" ou "No meu tempo ... Era corredores aqui e surfistas no mar!" ou o momento da fotografia que não tiramos ás nossas sombras alongadas e elegantes reflectidas no chão.

    Confesso que não dei pelo tempo passar e em menos de nada estávamos a passar pelos carros novamente. :)

    Prometi a mim mesma que não ia queixar-me mais mas é mais forte que eu: só tenho pena que me doa o joelho... Esta dor nunca mais passa. Enfim, coisas da vida!

    Continuação de bons treinos para todos!

    ResponderEliminar
  3. Grande treino Rui e ainda bem que as experiências resultaram em pleno.
    Em relação à fita fiquei curioso (porque também sofro um bocado com as bolhas em treinos mais longos). Aplicaste em tiras, apenas nas zonas onde costumas ter bolhas ou ao longo de toda a sola do pé para ficar mais uniforme?
    Abraço e continuação de tudo de bom até ao grande dia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Tiago
      Apliquei duas tiras longas na planta do pé - mas sem forrar o calcanhar - nas zonas onde normalmente faço as bolhas. E também "forrei" alguns dedos nos quais faço algumas bolhas ou feridas de vez em quando
      Fiz algo deste género - http://www.sportsinjuryclinic.net/media/page/_master/689/images/blisters.jpg

      Eliminar