Páginas

domingo, 3 de março de 2013

Pump my ride...

Na sexta feira passada, no treino de corrida que faço normalmente à hora de almoço, apercebi-me que algo se passava na minha forma de correr. Olhei para baixo e vi que enquanto corria conseguia ver quase a totalidade da parte exterior dos meus ténis... Percebi que a cada passada o meu pé rodava para dentro e dava sempre a sensação de que estava a correr com os pés tortos...

Mais tarde, já no balneário e em conversa com o resto do pessoal, percebi que se calhar estaria na altura de mudar de ténis. Mesmo parado dava para ver o que o meu pé fazia a cada passada e toda a gente ficou com a mesma ideia: REFORMA para estes:


Voltou então a discussão sobre quais seriam os melhores modelos para mim. Falou-se novamente na necessidade de fazer algum tipo de teste, como o que já tinha feito em 2011 (da ASICS). Na altura, a ASICS indicou-me que a minha passada era a de um pronador ligeiro, sendo os modelos adequados para mim os seguintes:
    Gel Kayano
   GT 2170
Gel Nimbus

Pois bem, hoje foi altura da Nike se pronunciar... Fui à Sportzone do Colombo, e lá fiz o teste. O resultado foi este:


Ligeira pronação! 

Ao contrário do teste a ASICS, que foi feito simplesmente a pôr a "pata" dentro de uma caixa com sensores, hoje tive mesmo que correr descalço na passadeira para poder ser filmado e assim ser mais fácil analisar a minha passada. Pareceu-me um teste mais fiável.

Depois de 3 minutos a correr a 10 Km/h, o rapaz lá me chamou para ver os resultados. Eis a conclusões:
- A entrada é feita com o calcanhar, em ambos os pés;
- O pé esquerdo tem uma pronação de 189º, com algum desvio para a esquerda com o pé assente no chão;
- O pé direito tem uma pronação de 190º, com um desvio mais significativo para a direita com o pé assente no chão;
- A saída é feita com maior pressão no dedo grande do pé, em ambos os pés;

Modelos aconselhados:
Lunarglide
Lunareclipse
Structure (hipótese menos apropriada)

Todos com a característica de serem destinados a pronadores ligeiros e com a principal característica de conferirem ESTABILIDADE à corrida.

Tive a ver o site da Nike, e estava a pensar personalizar uns aqui para o menino. O que acham deste:


LOL

Agora a sério, é mesmo um assunto a considerar, até porque vem aí a meia maratona de Lisboa e não a quero fazer nem com os ténis antigos, nem sem estar habituado a ténis novos...

PS: O rapaz que me fez o teste de hoje até se benzeu quando lhe disse o modelo da Nike que tenho estado a usar há uns 2 anos... Ele disse que não eram DE TODO ténis para corrida na estrada e que estavam destinados a treino no ginásio... Até se arrepiou quando lhe disse que tinha feito a meia maratona em Setembro/12 com eles! Santa ignorância a minha...

11 comentários:

  1. Tirando os atacadores, que não combinam com o resto, até gosto desse modelo que "desenhaste".
    Por mim está aprovado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Epá, não vou dar 170 Eur por eles... Por menos de metade compro o mesmo modelo com uma cor pirosa qualquer! :)

      Eliminar
    2. Pois. Mas estava a falar apenas do aspecto visual.

      Compra uns cor de rosinha...

      lol

      Eliminar
    3. Compra um Cor de Rosa.......eu ofereço um corta-vento da mesma cor....combinado?

      Eliminar
    4. Vai mas é escrever o report da Corrida da Árvore.
      Faz por merecer o chorudo ordenado que te pagamos!

      Eliminar
    5. @Rui e Pedro: Se vocês me oferecerem uns cor de rosa (ASICS ou Nike dos modelos descritos no post) prometo que os usarei em todas as corridas e treinos que fizer!

      @Pedro: Também acho. O report da Corrida da Àrvore está com umas 6 horas de atraso... Não é Joel??

      Eliminar
    6. O report vem ao ritmo da subida do 9ºkm da prova: devagarinho...muito devagarinho! Se nao for hoje amanhã coloco o post!
      Em relação ao teu post: já tens a imagem do teu pé no blog :) Depois do relatório médico do joelho, agora fotos a correr descalço. Vê lá o que vem a seguir :)
      Nos ténis tou a ver que estás inclinado para uma cor fluorescente :)
      Ténis por 170€? Devem correr sozinhos!!!

      Eliminar
  2. Fiz o teste também na Sportzone do Colombo o ano passado e o resultado também foi "ligeira pronação". O preço dos LunarEclipse eram de 130€ por isso disse ao sr. que ia pensar nisso e depois decidia. :)
    Entretanto um amigo meu passou na Nike do Campera e estavam lá os LunarEclipse+ 2, a 50€, ligou-me a perguntar se queria e disse-lhe logo que sim. Estou muito satisfeito com eles e não voltei a sentir as dores (ligeiras) que tinha no joelho, quando fazia treinos mais longos.
    Os meus são iguais a estes (não são bonitos, mas é coisa que não dou importância nuns ténis para correr): http://www.startfitness.co.uk/uploads/images_products_large/48546.jpg

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tiago, eu acabei por me decidir pelos Nike Lunarglide. Encontrei uma excelente oportunidade online (sportsdirect.com) para os comprar por 68 Eur... Nada mau! :)
      Agora estou em pulgas para os receber!! Pode ser que ainda consiga fazer um ou outro treino antes das Lezírias.
      Depois digo como "correm"! :)

      Eliminar
  3. Bom dia Ricardo, onde você fez esse teste?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Foi na loja da SportZone no Centro Comercial Colombo em Lisboa.

      Eliminar