Páginas

domingo, 2 de junho de 2013

Corrida do Oriente - A maldição dos 10 kms e uns extras...

 
Hoje foi dia de Corrida do Oriente, a prova de 10 quilómetros cujo percurso acontece todo no Parque das Nações. Foi a minha estreia neste evento que tem um traçado interessante, mas que, na minha opinião, podia sê-lo ainda mais. Não percebo porque não passa mais junto ao rio, o ex-libris da zona, mas adiante.
Pronto para o tiro de partida
Estava previsto ir para a prova com o Joel e o Zé, mas afinal o João não conseguiu ir e só estivemos eu e o Zé a representar o Team JRR. Antes da prova já tinhamos história para contar, mas sobre isso falo mais à frente... Ai Zé... só tu!Para esta prova ia com dois objectivos. Um que considerava quase garantido - baixar dos 50 minutos aos 10 kms - e outro mais complicado - baixar dos 48 minutos -, mas que achava tangível. A coisa começou logo mal quando, à passagem da meta, constantei que não havia sensor de chip à partida. "Maravilha", pensei eu. "Já foram uns 30 ou 40 segundos à vida no tempo de chip". Confesso que não foram muitas as vezes que estive em provas sem sensor logo à partida. E se continuam assim só vai ajudar à confusão nas partidas. Para 90% das pessoas não interessa em que lugar ficam, mas gostam de ter o tempo de chip e não o tempo oficial. Se houver sensor à partida eu, pessoalmente, não me importo de arrancar cá para trás; mas se o meu tempo começar a contar logo no tiro de partida, então já perdi uns bons segundos antes de passar a linha...

Com o objectivo de fazer, pelo menos, 47m59s, isto significava que não me podia dar ao luxo de ter um primeiro km lento. Tive de arrancar logo a um ritmo alto. Deixei logo o Zé para trás e lá fui à procura do meu recorde. Coloquei um ritmo alto e aos cinco quilómetros, com um tempo de 22m24s, já tinha batido o meu recorde nessa distância. Estava bem dentro do objectivo dos 50 minutos e até do objectivo dos 48 minutos. Mas do 6º para o 7º km tive uma ligeira quebra. Deixei de correr na casa dos 4'30''/km para ir para os 4'40''/km e fui perdendo alguma folga. E às tantas fiquei um pouco desanimado quando vi a placa dos 9 kms quando no meu miCoach já tinha recebido essa informação há uns 300 ou 400 metros. Acelerei e passei a marca dos 10 kms, quer no miCoach quer na app GPS, com menos de 47 minutos, mas ainda faltava a recta da meta. Passei a linha com o tempo de 48min10s, mas o tempo oficial de prova é de 48m43s...
 
Não sei o que se passa com as distâncias. Nas provas mais importantes e mais longas - meias-maratonas - em que a margem de erro podia ser maior, quer o GPS quer o miCoach não falharam nas distâncias, mas depois nas provas curtas, de 10 kms, há sempre uns 300 ou 400 metros a mais. Foi assim na Corrida do Sporting e aconteceu hoje. Pode ser erro dos aparelhos, mas não me parece porque deram ambos a mesma distância e já depois, em casa, também um tracker manual deu a mesma. Só resta a hipótese do percurso ser mal medido...
 
Mas isso é o que menos interessa. Bati o meu recorde na distância e sei que sou capaz de melhorar ainda mais. É só continuar a treinar. Quanto ao próximo desafio na corrida, será em Outubro, resta saber se a Meia ou mesmo a Maratona de Lisboa. Mas talvez ainda haja um Duatlo pelo meio.
 
Zé e Rui, já depois de terminarmos a prova
 
Vamos agora ao episódio do dia. Obra do Zé, claro.
 

Depois de recebermos os dorsais e as tshirts da organização, eu e o Zé decidimos voltar aos carros para deixarmos lá as tshirts. "Zé, onde tens o carro", perguntei eu... "Numa rua..." disse ele...
E pronto... começou a nossa odisseia à procura do carro do Zé. Será nesta rua? Não... "Lembro-me de passar por aqui", dizia ele... E eu sem o poder ajudar porque ele nem se lembrava de pontos de referência. Eventualmente, lá demos com o carro, mas a aventura ainda não tinha terminado.
Terminada a prova, decidi tomar a dianteira e levar o Zé ao carro. Lá fomos e entrámos na rua. Com a conversa passámos pelo carro dele. Será que ele reparou? Nada... Se eu não não tenho dado por isso, por ele ainda estávamos a andar no Parque das Nações a esta hora.
 
Ai Zé... Zé...
 


11 comentários:

  1. Tenho uma boa notícia para ti. Li no blog do João Lima que a prova tinha +400 metros do que o previsto... ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se reparares são esses 400 metros a mais que estão registados no GPS
      O miCoach deu um bocadinho a mais, cerca de 600 metros

      Eliminar
  2. Yesss já tenho uma desculpa para ter ultrapassado os 55 mins. :)

    ResponderEliminar
  3. Quem é o João? Os metros a mais da prova não te fizeram bem :)
    Descontrai e disfruta mais e experimenta pensar um pouco menos nos resultados. Com o trabalho que tens realizado os resultados aparecem naturalmente :)
    Parabéns pelo trabalho e pelos resultados!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Joel, o João é o João Lima, do http://joaolimanet.blogspot.pt/ um blog que é uma pequena referência nisto das provas.

      Os resultados fazem parte da experiência de desfrutar. Sou uma pessoa competitiva por natureza e quero sempre evoluir.

      Bater ou não um recorde não me deixa chateado, nem deprimido. Era o que faltava. Ando aqui para me divertir. Mas gosto de depender só de mim. Se bater, ou não, um recorde, gosto que seja apenas por minha causa, por ter estado bem ou ter estado mal.

      Agora quando medem mal um percurso de uma prova e lhe acrescentam mais 300 ou 400 metros, deixa de depender de mim, e dos outros todos, porque não fui apenas eu que me queixei disso no local. E isso, sim, é chato.

      Eliminar
  4. Parabéns pelo recorde. Com o calor que esteve não deve ter sido fácil.
    Segundo o site da prova "A prova tem uma extensão de 10 000 metros, certificada por medição oficial da Comissão Nacional de Estrada e Corta-Mato da Federação Portuguesa de Atletismo.", mas pelos vistos não foi bem assim.
    Em relação à pergunta do Joel "Quem é o João?" Pensei que ele se estava a referir a isto "Estava previsto ir para a prova com o Joel e o Zé, mas afinal o João não conseguiu ir e só estivemos eu e o Zé...", mas depois de ver a tua resposta e ele responder "Esclarecido", fiquei eu confuso. :)

    Abraço e boas braçadas, corridas e pedaladas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Tiago
      Sim, também vi isso da certificação, mas depois o percurso corrida não foi o mesmo que estava traçado no site. O 1º retorno, por exemplo, foi feito uns 200 metros mais à frente...

      Mas espero, sinceramente, que a prova esteja bem medida. Não quero que isto seja encarado como uma desculpa. Esteja bem medida ou não, tenha batido os 48 minutos ontem ou não, não é isso que verdadeiramente interessa. O que me interessa é que haja uma evolução e desde Outubro para cá ganhei dois minutos aos 10 kms, com ou sem recorde.

      Quanto à questão do Joel, sim és capaz de ter razão... foi uma gralha... ehehe

      Ab

      Eliminar
    2. Claro que não é desculpa e se vários aparelhos mediram a mais, esses é que devem estar certos. Oficial ou não, baixaste os 48m e como dizes, o que interessa é que independentemente disso, tens vindo sempre a baixar.
      Ab

      Eliminar
  5. Então e a Caneca? A Caneca meus senhores? ninguem fala da Caneca??!!!
    Zémi ....em grande meu amigo, deve ser divertido ir contigo de carro ao Colombo!

    Tá batido o record e ponto final!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, sim... deram uma caneca no final.
      Mas canecas tenho às dezenas cá em casa...

      Tinha preferido uma medalhita...

      Eliminar