Páginas

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Slow and steady wins the race!

Epá, tenho tanta coisa para escrever que nem sei por onde começar. Mas muito sucintamente:

- Acabou-se o squash. 

Os dois jogos que me faltam para acabar o campeonato vou perdê-los por falta de comparência. E porquê? Por aconselhamento médico. Foi um desporto que gostei de praticar, e ao qual voltarei a espaços no futuro. No entanto, e apesar de me dar prazer jogar, trata-se de um desporto violentíssimo para as articulações, e como não quero arriscar nada na minha preparação para a maratona, é um até já, ou até qualquer dia.

- De volta ao ginásio. 

Hoje fui a uma consulta de medicina desportiva. Fui ao mesmo médico que me tratou da tendinite que tive em Setembro/2012, mas desta vez para falar com ele sobre algo que me anda a chatear há já uns meses. Sim, uns meses e eu não fiz nada... Otário...
Aconteceu num jogo de futebol, num sprint já no final do jogo. De repente senti uma guinada forte na parte detrás da coxa esquerda, e até fiquei a ganir durante uns dias. Ao ponto de me custar ficar sentado. No entanto, a dor foi passando e dia após dia fui voltando à atividade física - corrida, squash, ginásio... A dor foi desaparecendo, mas cada vez que fazia desporto ela voltava... e ia embora outra vez. Pensei, isto está a melhorar, não deve valer a pena ir ao médico... Otário... Ainda hoje, durante uma corrida de 9 Km à hora de almoço ela voltou. E agora, prestes a começar o meu plano de treinos para a maratona, lá vou eu fazer uma ecografia para saber como está o músculo.
Por enquanto, nada de squash ou futebol, mas posso correr e ir ao ginásio. Em princípio, segundo o médico,  a lesão não será impeditiva para iniciar a preparação, nem participar na prova. Fingers crossed...

- Continua o plano de nutrição.

Comecei há umas semanas um plano alimentar, também com vista à preparação para a maratona. Não tenho uma dieta particularmente restritiva, porque, de acordo com a nutricionista, preciso de ingerir calorias para sustentar os treinos. O objectivo é apenas um: reduzir a minha percentagem de massa gorda. Como consequência natural, o peso irá também descer.
Confesso que esperava que por esta altura o meu peso já estivesse mais baixo do que está agora, mas de acordo com o que ouvi na última consulta de acompanhamento está tudo a correr como devia:
Índice Massa Corporal: 26,0% no início / 25,6% atual / 22% é o objectivo para Outubro
% Massa Gorda: 21,3% no início / 19,9% atual / 14% é o objectivo para Outubro

Tal como diz o título: slow and steady wins the race...

1 comentário:

  1. Força Ricardo!!! Concentra-te na maratona e no ginásio para fortalecer as pernas e o "core".

    ResponderEliminar