Páginas

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Auto-ajuda


Depois de uma prova de atletismo (maratona, meia-maratona ou outra distância) é necessária energia para recuperar do esforço físico realizado durante algum tempo.
Depois de cortar a meta, intuitivamente em que parte do corpo colocamos habitualmente as mãos? Costumamos colocar as mãos nos joelhos ou na zona lombar inferior das costas. Porque será? Porque colocando as mãos nestas zonas ajuda o próprio corpo a ficar com mais energia e a recuperar do esforço físico despendido.
Colocar as mãos na parte lateral interna dos joelhos é muito útil para situações em que a pessoa se sinta muito cansada ou fraca. Se em algum momento tal acontecer temos nas próprias mãos um instrumento muito útil.
Durante a prova, caso a pessoa devido ao cansaço necessite de abrandar ou até caminhar, a pessoa também pode ajudar-se a si mesma colocando uma mão (ou se quiser as duas mãos) na zona lombar inferior das costas (logo acima dos ossos da cintura pélvica).
Por sua vez, caso a pessoa note a sua pulsação mais acelerada do que o desejável, além de abrandar a passada (ou caminhar) poderá segurar com uma mão o dedo mínimo da outra mão.
É muito importante a pessoa ouvir o seu próprio corpo e os alertas que este lhe dá. É muito importante cuidarmos bem de nós mesmos!
Claro que esta auto-ajuda apresentada não substitui a assistência médica caso seja necessária. O objectivo é apenas apresentar algo que a pessoa pode fazer a si própria ou eventualmente a alguém que esteja próximo, num curto espaço de tempo.
Lembro que é muito importante não chegar esgotado e “de rastos” à meta. Mais importante do que os resultados é disfrutar do caminho e chegar bem à meta!
Boas provas! E divirtam-se J!

1 comentário:

  1. Post interessante! Já tinha reparado essa de pôr as mãos nos joelhos. É mesmo intuitivo...

    ResponderEliminar