Páginas

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Corrida do Aeroporto – “Voar” no asfalto e no todo-terreno também


Foto: Gustavo Figueiredo | HMS SPORTS
 
Após uns dias nublados e chuvosos avistava-se uma “corrida molhada”. Sinceramente não gosto de correr com muita chuva e deixei para o dia da prova a decisão de alinhar à partida ou não. De qualquer modo, se for apenas uns “borrifos” (expressão utilizada por colegas aqui do Team) tudo bem. Mas o tempo ajudou e estava um belo dia para umas corridas! Por acaso no dia da corrida acordei mesmo com vontade de correr. Acho que mesmo com chuva iria lá estar J.

Preparei o equipamento, tomei um bom pequeno-almoço e lá fui a caminho do Terminal de Carga do Aeroporto.

Para mim o local e percurso da prova foram belas surpresas. Não conhecia aquela parte da cidade de Lisboa e não fazia ideia que a Quinta das Conchas estava tão perto do aeroporto. Além disso desconhecia completamente qual seria o percurso. Foi para mim uma agradável surpresa fazer quase 3 kms da prova em pleno parque da Quinta das Conchas (como já sabem, o meu local preferido de treinos).

Encontrei-me com o Pedro, com o Zé, com a Sofia e com o Eduardo junto à partida. O “Team JRR e Amigos” em força nesta corrida!

Depois de um ligeiro aquecimento (o Zé até estava com vontade de fazer uns “sprints à Obikwelu”, mas logo acalmou J) lá nos juntámos ao “maranhal” de gente na partida. De forma unanime dissemos à Sofia que ela devia ir lá para a frente, para poder alcançar lugares de pódio e não ter de ziguezaguear por entre multidões.

No 1ºkm foi a “confusão do costume”, com muita gente e a “falha” deste percurso, uma curva em cotovelo uns 100 metros depois da partida. Outro facto que destaco pela negativa é o facto de haver pessoas que partem na parte da frente do pelotão e vão “caminhar” em vez de correr. Não há problema nenhum em ir caminhar (também o faço às vezes), é muito saudável e é de valorizar a prática de actividade física, mas por favor não partam à frente de um imenso pelotão que vai correr pois assim torna-se complicado para toda a gente. De qualquer modo, as dificuldades foram ultrapassadas.

Ainda tentei “apanhar boleia” do Pedro, mas fui “barrado” e ele lá fugiu. De qualquer modo se não fosse aos 300 metros seria aos 1000m que ele se iria embora J. Aquele rapaz, sempre em excesso de velocidade! Já a Sofia, nem se fala, mais rápida que a própria sombra! Qual Lucky Luke qual quê!

O início da corrida foi rápido tendo passado os 2 kms em 10m10s. Ia em bom ritmo e a sentir-me bem. Encontrei o Eduardo e fizemos os 2 kms seguintes juntos. Ainda me lembro da 1ªcorrida deste jovem J. Grande evolução, Eduardo! Passei o 3km em 15m. O 3ºkm deve ter sido o km mais rápido para mim. Digo deve, pois ainda não tenho as “maquinetas” (relógios e afins) fantásticas que medem tudo e mais alguma coisa J.

Mantive mais ou menos o ritmo e passei o 4km em 20m10s. Tempo fantástico (para mim, claro) para 4kms.

Depois “quebrei” um pouco e passei os 5kms com 25m40s e os 6kms com 31m20s. Noto que me faltam treinos para conseguir manter um ritmo de 5m/km durante mais tempo.

A seguir apareceu a Quinta das Conchas, foi um ânimo extra correr ali. Depois de “dar a volta” pelo parque, o pelotão foi para a “parte de mata florestal” (parte onde não costumo treinar) e foi muito giro. Serviu também para recordar os “velhos tempos” em que participava em corta-matos escolares. Esta parte foi dura e um grande “sobe e desce”, em piso irregular. Uma aventura portanto! Pelo meio apareceram os 8kms e registava 43m. Ainda encontrei o Ricardo que estava por lá como espectador e a tirar fotos/ filmar o pessoal. Mais tarde vimos o mini-filme em que observamos o pessoal “a arfar” ao mesmo tempo que saudavam o apoiante e em que ficaram registadas “gargalhadas à Mutley” do Ricardo. Muahahahah!!! Grande Ricardo! Muahahahah!!!

À saída do Parque apareceu logo a placa dos 9kms (não me lembro do tempo) e a sensação foi “já só falta 1km”. Estava relativamente bem mas não estava com grande força para sprintar até à meta, pelo que o ritmo foi razoável. O sprint aconteceu apenas nos últimos 100metros, depois da última curva J, em pleno território do Aeroporto.

O tempo final foi de 53m42s. Boa marca pessoal (a melhor do ano), mas antes do meio da prova ainda pensei que seria possível fazer menos de 52m. Possível é, desde que mantenha a regularidade dos treinos para ter ritmo próximo de 5m/km durante 10 kms J.

Com esta corrida penso que bati o meu record de semanas consecutivas em que corri pelo menos uma vez J. E quantas são? 3! Vamos com calma, “step by step” J!

4 comentários:

  1. Parabéns Joel, muito bom tempo! E esta nem é das provas mais fáceis.
    Só descobri a Qta das Conchas este ano e também não fazia ideia que era tão perto do aeroporto. :)
    Bons treinos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado.
      Foi das provas que mais gostei de participar :)
      Bons treinos!

      Eliminar
  2. Olá Joel!
    Partilho muitas das opiniões e sensações que descreves. Aquela curva em cotovelo logo ao início e outros caminhos mais estreitos foram um pouco desesperantes mas claro que tudo se resolve!
    Foi muito giro!!!
    Tenho para mim que o teu segredo está ... nos ténis novos!!! Eu não disse que com eles ninguém te apanhava?! Eh eh!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os novos ténis estão a ajudar em algo muito importante: conforto! Agora corro 10 kms e os tornozelos não me ficam a doer :) Valeram o investimento :)

      Eliminar