Páginas

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Corrida do Montepio - KEFI (porque corro?)


 (Sim, é verdade sou um bocado tótó das coisas gregas... eh cuidado com os boatos)

Depois de várias provas menos conseguidas...

Depois da corrida do aeroporto com a célebre rampa da Quinta das Conchas...

Depois de duas excelentes semanas de treinos, com rampas, com séries e um recorde oficioso dos 10 kms...

Depois de uma excursão matinal em grupo repleta de humor mundano até ao local da prova...

Depois de... bom, digamos que acontecesse o que acontecesse, sabia que nada me iria estragar o dia... Mesmo sabendo que seria perfeitamente possível bater o meu recorde dos 10 kms, se tal não acontecesse… Não faz mal, era preciso desfrutar.

No portal de partida reparava que havia muita gente na prova...  uma multidão enorme. Não sabia ainda das implicações de tanta gente na corrida. Após umas breves palavras da Musa nacional da corrida – Rosa Mota – dá-se o tiro de partida.

Ora com tanta gente inscrita para apenas duas faixas de rodagem em cada sentido, os dois primeiros quilómetros são passados numa grande frustração, ora em sprints loucos, ora praticamente parado com tanta gente à minha frente. E aqui fica uma critica à organização, é preciso adaptar os limites das inscrições às condições naturais do traçado. Estive por várias vezes para desistir de fazer a corrida a um ritmo elevado e iniciar em ritmo de passeio.

Ainda assim, algures por ali visualizo à distância o Ricardo, que tinha vindo com a família inteira fazer a caminhada, e cumprimento-o com uma palmada que, por virmos em sentidos opostos, foi com excesso de força e lhe ia deslocando o ombro.

Já liberto dos grilhões da multidão de passeantes, alargo a passada de forma continuada. Ao 3º km junta-se me uma espécie de sombra silenciosa, que se planta ao meu lado, não me ultrapassa, nem fica para trás, e que, na ausência de sons, faz ecoar palavras na minha cabeça a cada passada, relembrando os treinos que fiz e os ritmos que já consigo fazer. Estava lixado, tinha a coach ao meu lado, não podia abrandar.

Quilometro a quilometro o ritmo ia sempre aumentando. Perto dos 7 kms vejo o Veríssimo a passar por nós como uma seta, ou seria o Paulo Bailão? ou será que o Paulo Bailão era o Veríssimo? Ai, não sei… Bom, de qualquer forma era o primeiro da equipa CGD e gritei o nome do Veríssimo. E passados uns minutos cumprimento outro colega, o Fernando Lima.

No final novo recorde pessoal 50’40 com 26’00 na primeira metade e 24’40 na última, podia ter baixado os 50’? Podia se houvesse menos gente na partida, mas fica para a próxima. No final, ainda tive a felicidade de ter lá a mulher e o sogro a tirar umas fotos ao grupo.

(Pago um pastel de nata por cada asneira que nos apanharem a fazer nesta foto)

Era suposto ficar satisfeito com o recorde e ser esse o corolário da crónica, mas não, a satisfação veio da amizade, da entreajuda e do divertimento antes, durante e depois da corrida – sim, porque o regresso a casa, já com a MAXIM debaixo do braço (ver crónica da corrida do Aeroporto), foi outra festa… 


11 comentários:

  1. Estás a tirar cera do ouvido do Pedro e ele está a com a mão direita dele sabe-se lá onde... lol

    Quero 2 pastéis sff!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah pois é!!!!

      Deixa lá, tinhas um crédito de 2 pastéis desde Março... Estamos quites! :)

      Eliminar
    2. Que fique registado que o homem cumpre o que promete. Os pastéis estavam muito bons! :)

      Eliminar
  2. "Sombra silenciosa"... Muuahahahah!!!! :)

    Sr. KEFI, estás a ver se o Pedro tem um brinco e ele está a puxar-te os calções para baixo! Vantagem de cá: são mais 2 pastéis, sff!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não conta! O Ricardo antecipou-se e adivinhou esses dois. Se toda a gente agora viesse para aqui e escrevesse isso, tinha direito a 2 pasteis, não?

      http://www.youtube.com/watch?v=AkRMBRxC_Gk

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
  3. Ah! E tu estás a encolher a barriga e o Pedro está a fazer batota para ficar mais alto!

    4 pastéis!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hmmm... Barriga, barriga, barriga... Qual barriga? Desconheço...

      Bolas, vocês estão me a levar à falência :)

      Eliminar
    2. Descontando os meus 2, pelo menos 1 tens direito (por o Pedro pensar que é jogador da NBA)!! lol

      Eliminar
    3. Ok preparem-se para ganhar peso amanhã :)

      Eliminar