Páginas

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Corrida do Aeroporto 2013 - Voar de reencontro à paixão



Aqui estou eu de volta, depois de ter tomado a decisão irrevogável de passar uns meses sem escrever, após as minhas últimas corridas mal digeridas, a corrida do Tejo e a Meia Maratona Roque e Rolly. Enfim, amuei,  fiquei zangado com as corridas para aí durante... 36 minutos... e meio.

Bom, para esta prova, tinha como único objectivo apreciar a corrida, independentemente do tempo, da velocidade ou do trajecto. Queria desfrutar da companhia, da experiência, da sensação.

Assim, depois de apanhar boleia do Eduardo e do Pedro, lá fomos nós 2ª circular fora até ao terminal de carga do Aeroporto de Lisboa, demos facilmente com a partida e já no terminal, levantámos os dorsais junto do pessoal da CGD e surpresa das surpresas, a organização em vez de nos oferecer uma revista de corrida como é habitual, oferece-nos a MAXIM... A MAXIM!!! Marisa Cruz estás aqui (bate 2 vezes com o punho fechado no peito)

Outra surpresa boa, foi ter encontrado o Calheiros (não o árbitro) colega do Secundário que me viu fazer algumas figuras tristes tipicas da adolescencia. Temos de combinar uns treinos em Oeiras.

E de repente partida… mantive um bom ritmo até ao 4º km, sempre nos 5'e picos. O percurso pela Alta de Lisboa não era dos mais fáceis mas as avenidas amplas tornavam o trajecto agradável mas...

Primeiras rampas primeiras vitimas... é estranho ver pessoas a andar logo no inicio de uma corrida. Obrigam a travagens, a slaloms, ultrapassagens de última hora, enfim, não se prepararam?

Depois entrámos na pista Prof. Moniz Pereira, a minha primeira experiência numa pista de tartan, agradável o piso, e o ambiente. Encontrei o André e consegui-o acompanhar durante uns quilómetros. A passagem pelo parque também foi muito aprazível, o jardim... os lagos... os patinhos... ah idílico.

À saída do parque uma cena surreal, a pista estreitava para uma ciclovia e um membro da organização pedia aos corredores para irem "mais devagar"... mais devagar? MAIS DEVAGAR? NUMA CORRIDA!?!?!

Bom, à entrada na quinta das conchas, e como já tinha um pré aviso de subida difícil, resolvo abrandar o passo para controlar a respiração, dou meia volta ao parque e começo uma longa ligeira rampa, um homem rosnava à minha frente e eu sempre a correr. No final da rampa virámos à direita para um trilho mais íngreme que penetrava no bosque, o ar mudou, tornou-se húmido e com um perfume a eucalipto, um sr. rosnava à minha frente e eu sempre a correr, o trilho ia mudando de direcção, mas sempre, sempre a subir, ultrapassei uns corredores, um homem rosnava agora atrás de mim e eu sempre a correr, a subida terminou num pequeno planalto, um homem atrás de mim rosnava e eu corria mais depressa.

O trilho desaguou numa longa e libertadora descida em terra batida, resolvo alargar a passada e literalmente correr por ali abaixo. Vejo o Ricardo a tirar fotos, soltei a franga, grito o nome dele e corro de braços abertos como um maluco como se lhe fosse dar um grande abraço... afinal ele estava a filmar... que figuras...

Saio da quinta subo a pequena rampa à saída e está lá um muito recente Ironman a apoiar o pessoal da Caixa: "Vá Martins, a subida já está lá para trás", estávamos no 9º km e eu sabia que dali para a frente era sempre a descer... Pernas para que te quero, eufórico depois daquela subida fiz um longo sprint de 1 quilometro em 4 mins e 7 segundos  até à meta...

...e finalmente voltei a sentir aquela sensação híbrida de exaustão e satisfação a envolver-me do final de uma corrida. Tinha tantas saudades tuas :)

Ah é verdade, o temp,o isso agora não interessa para nada mas fiz 54'15.

No after party perdi a minha tshirt técnica em estilo de pijama e o meu prémio de consolação: A revista MAXIM!!! Marisa Cruz por onde andas tus?

7 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Só rir ... :)
    Não apanhei nenhum sr. a rosnar. Em vez disso, naquela primeira subida íngreme à saída do Pq das Conchas, só ouvi um sr. com voz de comando, que não cheguei a ver, a puxar pelo "Pedro": "Vamos, Pedro! Top, top, top, Pedro! São só 50 metros! Já cheira a meta! Vamos! É para o recorde pessoal"!!
    Confesso que a força daquela voz me embalou para fazer a subida! O sr. puxou não só por quem ia apoiar directamente mas por todos quantos estavam ali ao pé dele!
    Gostei muito da prova!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :):):)

      Olha a miss "don´t care if it's plain or uphill, I'll do the 46' anyway". Também adorei a prova e a experiencia. Para o ano há mais, no terminal de carga nº1

      Eliminar
  3. Calma Zé, estás quase a reencontrar a tua Maxim... é já no próximo Domingo! :)

    ResponderEliminar
  4. ... e a tshirt XL com estilo de pijama sff. :)

    ResponderEliminar
  5. Já é 6ªfeira! Tás quase a recuperar a tua Maxim, já falta pouco! :)

    ResponderEliminar