Páginas

terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Adeus e obrigado

Bolas... já estamos nisto outra vez? Parece que ainda ontem estava aqui a escrever o balanço de 2012 e eis que já estamos por aqui todos a festejar o final de um ano e criar expectativas para um novo ano.
Se, para muitos, a época se traduz de Setembro a Julho, para mim faz-se de Janeiro a Dezembro, por isso estamos em altura de fazer balanços. Então o meu 2013 foi assim...
Treinos, muitos treinos. Foram 160, com uma média de três por semana, embora tenham havido muitas semanas de cinco treinos e outras de... zero! Muita corrida, menos bicicleta do que o desejado, muito pouco ginásio, algum squash e um número considerável de treinos na piscina, actividade que só comecei na segunda metade do ano. Não foi mau, não senhor, mas podia - e devia - ter sido melhor, especialmente no campo das duas rodas. E se compararmos com 2012 e 2011 vemos que há uma clara evolução


Vamos então aos objectivos definidos para 2013.
  • Mais kms de bicicleta: Falhanço. Menos de 500 kms, ainda menos que em 2012. Mau, muito mau. Culpa minha e apenas minha. Muitas saídas para fazer BTT, com menos de 40 kms em cada uma delas, foram a principal razão, mas a troca de alguns dias destinados à bicicleta por treinos longos de corrida também ajudou.
  • Completar um duatlo: Feito! E a dobrar. O objectivo foi realizado logo em Janeiro, no Jamor, e repetido em Fevereiro, nas Lezírias. Foi uma experiência muito boa e que meu ideias para um novo objectivo, o triatlo.
  • Correr 10 kms em menos de 48m: Mais ou menos... Oficiosamente consegui-o, várias vezes, em treinos. Mas em provas, que é o que interessa, não. Fiz apenas duas provas de 10 kms, a Corrida do Oriente e a São Silvestre, e nas duas fiquei uns segundos acima dos 48 minutos. Não foi grave.
  • Meia-Maratona em menos de 2 horas: Feito. E a dobrar, novamente. Fiz duas meias-maratonas em 2013, na Ponte 25 de Abril e a dos Descobrimentos, e em ambas fiquei (bem) abaixo das 2 horas. E em ambas bati o meu recorde pessoal. Em Março fiz 1h46m e em Dezembro fiz 1h44. Bem bom.
  • Menos de 75 kg. Falhanço. É a minha grande derrota. A minha luta contra o peso continua a dar-me muito trabalho. Se baixar dos 92 até aos 77 kgs até que nem foi muito difícil, sair desta marca está a ser o cabo dos trabalho. Estou há um ano com o mesmo peso e apenas por culpa minha. Continuo a abusar à mesa e isso reflecte-se depois na balança. E, já agora, também na prática desportiva. Menos quatro ou cinco quilos em cima destas pernas fariam maravilhas pela minha performance.
Vendo assim, até parece que 2013 não foi positivo. Foi sim senhor. Bati recordes, melhorei na velocidade e na resistência e cumpri muitos objectivos. O maior era uma que, há um ano, nem existia. Em Outubro acabei a minha primeira Maratona, em Lisboa, com 4h22m.
Foi fantástico. Mas para 2014 quero ainda mais...
  • Acabar um triatlo. Os meus treinos estão virados para isso e em Março espero estrear-me.
  • Correr 10 kms em menos de 45 minutos. Já que não cumpri a meta para 2013, renovo-a e reforço-a para 2014
  • Meia-Maratona em menos de 1h40. Na prova dos Descobrimentos fiquei com a clara sensação que poderia ter feito um tempo a rondar a 1h41m. Com um pouco mais de treino posso baixar mais um pouco.
  • Maratona em menos de 4h. Se na primeira prova não tinha objectivos de tempo - queria apenas chegar ao fim - na próxima ocasião será diferente. Fazer 3h59 - ou menos, claro - é a minha meta para este ano
  • Baixar dos 75 kgs. Este ano não posso falhar. Vai ser a minha luta, diária se tiver de ser. Não descanso enquanto não vir um 74 na balança.
  • 1000 kms de bicicleta! Depois de dois anos a baixar a quilometragem nas duas rodas, em 2014 vou dar ao pedal como nunca. Nunca fiz 1000 kms de bicicleta num só ano. Pois esse vai ser o meu desafio. E vou contar com a ajuda desta menina, que já cá mora!
 
2013 foi um ano do caraças
e 2014 vai ser ainda melhor

Bom Ano para todos
E, acima de tudo, divirtam-se!

2 comentários:

  1. Grande Amigo Rui, parabéns pelos resultados alcançados no ano 2013!
    Rui: o homem das estatisticas! LOL
    Lembro-te da maior vitória de todas: melhorar a saúde! Conforme consta no post que escreveste "A melhor parte".
    Diverte-te!
    Abraço e Bom ano!

    ResponderEliminar
  2. Foi sem dúvida um ano muito bom Rui. Estiveste muito bem. Que em 2014 consigas alcançar todos esses "novos" desafios. (de certeza que vais)
    Forte abraço.

    ResponderEliminar