Páginas

terça-feira, 31 de dezembro de 2013

São Silvestre dos Olivais, 10ª corrida do ano

Inscrevi-me para a S.Silvestre dos Olivais no dia em que não participei numa prova para a qual me tinha inscrito. No próprio dia do GP de Natal fui ver no computador até que horas poderia levantar o dorsal e aí constatei o facto de que o dorsal teria de ser levantado até ao dia antes. Acontece! Não participei nessa corrida, inscrevi-me desde logo em outra corrida!
Para a S.Silvestre dos Olivais o objectivo principal foi participar na 10ª corrida (prova) do ano!
Depois, já que lá estava, o objectivo seguinte foi fazer o melhor resultado possível.

Desta vez, fui o único elemento do Team a me inscrever nesta corrida! É bom lembrar que esta corrida foi numa 2ªfeira à noite no Inverno e 2 dias depois de outra corrida. Dos elementos do Team sou aquele que menos kms faz (por opção própria, esclareça-se).
As corridas não são prioridade para mim, de qualquer modo, não deixo de definir objectivos para a prática desportiva e de os querer alcançar J!
Foi interessante constatar o facto de que quando temos mesmo vontade de fazer algo, temos um objectivo definido e estamos motivados para isso, sentimos uma força extraordinária J!
Nesta circunstância específica, trabalho na 2ªfeira, trabalho na 3ªfeira e pelo meio uma corrida de 10 kms à noite! O que fez com que isso acontecesse: força de vontade!
Aproveito este momento para reconhecer e agradecer (publicamente) o respeito e compreensão manifestado pela minha esposa pela minha vontade de fazer outras coisas fora da actividade profissional habitual e fora do horário laboral. Ela sabe o quanto gosto de estar em família mas também sabe o quanto é importante para mim fazer outras coisas que para mim fazem sentido fazer J.
Já agora e porque nunca é demais dizer às pessoas que gostamos delas, um agradecimento sincero aos meus Amigos (com A grande pois são mesmo Grandes Amigos), por saber que posso contar com eles. Gosto muito dos meus Amigos J!
E agora voltamos à corrida e ao desporto que é disso que se fala neste blog J.
Cheguei aos Olivais por volta das 20:15. Fui levantar o dorsal, estava animado o ambiente por lá, com música e tudo. Entretanto deu para fazer um breve aquecimento antes da corrida.
Estava eu na partida (na 7ª ou 8ºfila do pelotão) e aparece por ali uma senhora de alguma idade apressada em colocar o respetivo dorsal e o chip pois estava para breve o tiro de partida. Como “cartão de apresentação” trazia vestida uma camisola fato de treino que tinha estampado nas costas algo relativo a uma prova de 101kms. E quem era a senhora? Era a D. Analice Silva. Uma simpática senhora de 73 anos, muito conhecida do pelotão das corridas. A senhora apresenta uma forma física fantástica para a sua idade. Como curiosidade, digo-vos que a senhora, nesta prova, fez os 10 kms em 53m25s! Impressionante! Parabéns D.Analice!
Os primeiros 2 kms da corrida foram bastante rápidos. 2 kms em 9m30s. Posso dizer que os corri à vontade e ao ritmo que quis. Naturalmente, no início, excedemo-nos um bocadinho pois está tudo fresquinho. Mantive mais ou menos um bom ritmo até ao 4ºkm, que foi ultrapassado com 19m30s. Mantendo este ritmo baixaria novamente os 50m, mas ainda não tenho andamento para fazer 10kms neste ritmo, ainda mais se aparecerem subidas pelo meio.
No 5º km lá apareceu uma subida que parecia que nunca mais acabava. Não me pareceu excessivamente inclinada (mas tinha efetivamente um grau de inclinação “jeitoso”) mas ainda era longa. Foi uma subida muito lixada. O ritmo do 5ºkm e do 6ºkm fez com que não fosse possível fazer um tempo na casa dos 50minutos. Foi 1 km quase seguido a subir e o km seguinte a recuperar do esforço! Faz parte destas andanças! Acrescentou experiência J!
No 7ºkm recuperei forças e o bom ritmo, apesar de algum cansaço. Passei o km 8 com um pouco mais de 41m.
Fiz os 2 últimos kms em pouco mais de 10 minutos (o 9ºkm também não era nada fácil) e concluí a prova com 51m41s. Em alguns momentos da prova ainda pensei que poderia fazer 50m e mais uns segundos mas dei o meu melhor. È a minha 3ª melhor marca dos 10kms e atendendo também ao percurso pode dizer-se que o resultado foi bom J.
Pela altimetria da prova podemos ver o “sobe e desce”.



Aproveito ainda para expressar a minha satisfação por ter concretizado os meus objectivos desportivos para 2013.
  • Participar em pelo menos 10 provas (Foram mesmo 10 corridas, tendo a 10ª sido exactamente a S.Silvestre dos Olivais)
  • Fazer os 10 kms em menos de 50 minutos (Foi na corrida do ISCTE em Novembro)
  • Continuar a praticar natação
E relembrar que o mais importante é o convívio entre Amigos e praticar desporto de forma salutar J.
Em 2014 haverão novos desafios J! Bom ano para todos!

3 comentários:

  1. Respostas
    1. Qual mariquice, qual quê, pá! O que há para se dizer é para se dizer!!! LOL
      E já agora identifico-te Aqui e Agora como um dos Amigos :) Como se fosse preciso :) Isto, para não estares para aí armado em "durão" :)
      Já agora, copo de vinho (de 20cl) de penalty para cada um!!! LOL
      Abraço

      Eliminar