Páginas

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Nélson Mandela


Muito se poderia escrever sobre Nélson Mandela e sobre o seu contributo para tornar este mundo melhor.


Como este blog tem como ponto de partida o desporto lembro a forma genial como, em 1995, num momento importante para a transformação da sociedade, Mandela soube utilizar o Mundial de Rugby, que se realizava na África do Sul, como impulsionador da união de todo o povo sul-africano. Também aproveitou a circunstância para mostrar ao mundo que as coisas na África do Sul estavam a mudar e inspirar mudanças para um caminho de paz. Viu neste evento uma oportunidade de ouro para unir um povo e despertar novos valores na sociedade. Basicamente, transformou um evento desportivo em muito mais do que um evento desportivo. Sugiro que vejam o filme Invictus que retrata este momento da História.
Nélson Mandela deu um grande exemplo a todos nós. Lembro aqui, de seguida, algumas palavras e ideias que Nélson Mandela transmitiu ao longo da sua vida. Mais do que apenas ter falado ou escrito, concretizou e/ou vivenciou essas mesmas ideias. Poderão encontrar estas e outras citações através do seguinte link:

"Tudo parece impossível até que seja feito."
"Eu aprendi que a coragem não é a ausência de medo, mas o triunfo sobre ele. O homem corajoso não é aquele que não sente medo, mas aquele que conquista por cima do medo."
"À medida que nos libertamos do nosso próprio medo a nossa presença liberta automaticamente outros."
"A maior glória de viver não consiste em jamais cair, mas em reerguermo-nos sempre que o fizermos."
"A bondade do homem pode ser escondida, mas nunca extinta."
"Achar-se-á que eu vejo demasiada bondade nas pessoas. É então uma crítica que tive de suportar e a que tentei ajustar-me porque, quer seja verdade ou não, é algo que acho proveitoso."
"Quando acendemos a nossa própria luz inconscientemente, damos permissão a que outros façam o mesmo."
"Depois de termos conseguido subir a uma grande montanha, só descobrimos que existem ainda mais grandes montanhas para subir."
"Ser pela liberdade não é apenas tirar as correntes de alguém, mas viver de forma que respeite e melhore a liberdade dos outros."
"A prioridade é sermos honestos connosco. Nunca poderemos ter um impacto na sociedade se não nos mudarmos primeiro. Os grandes pacificadores são todos gente de grande integridade e honestidade mas, também, de humildade."
"Uma das mudanças mais difíceis não é mudar a sociedade – mas cada um mudar por si."
"A participação em desportos como a corrida, natação e ténis irá manter-te saudável, forte e entusiasta."
"O desporto tem o poder de superar velhas divisões e criar o laço de aspirações comuns."
"Uma boa cabeça e um bom coração são sempre uma combinação formidável."
"Ninguém nasce a odiar outra pessoa devido à cor da sua pele, ao seu passado ou religião. As pessoas aprendem a odiar, e, se o podem fazer, também podem ser ensinadas a amar, porque o amor é mais natural no coração humano do que o seu oposto."
"Não pode haver maior dom do que o de dar o próprio tempo e energia para ajudar os outros, sem esperar nada em troca."
"Uma preocupação fundamental pelos outros nas nossas vidas individuais e comunitárias teria muito efeito em transformar o mundo naquele lugar melhor que tão apaixonadamente sonhámos."
"A nossa sociedade necessita de restabelecer uma cultura de amor."
"Honestidade, sinceridade, simplicidade, humildade, pura generosidade, ausência de vaidade, prontidão para servir os outros – qualidades que estão ao fácil alcance de toda a gente -, são o fundamento da vida espiritual."
"A morte é algo inevitável. Quando um homem já fez aquilo que considera ser o seu dever para com o seu povo e o seu país, ele pode descansar em paz. Acredito que fiz esse esforço e que é por isso que descansarei para a eternidade."


Obrigado Madiba!

Sem comentários:

Enviar um comentário