Páginas

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Meia Maratona dos Descobrimentos - There and Back Again


O título deste post bem podia ser uma alusão o 3º filme do Hobbit, que vai estrear em 2014...
Também podia ser uma referência ao percurso desta prova que tem o "there" no Poço do Bispo e o "back again" em Belém...
Mas também podia ser um "there" como uma referência à primeira 1/2 maratona que fiz, em setembro de 2012, e um "back again" como sendo esta, a minha segunda meia maratona, o meu regresso a esta distância...


O título deste post é "There and Back Again"... simplesmente porque me apetece! Mas também por todas as razões que escrevi. :)


Como dá para ver pelo gráfico abaixo, não se tratou de uma prova propriamente difícil. Sobre o trajeto, sobre o clima e sobre a envolvente já o resto da malta escreveu, por isso vou passar à frente e falar apenas da minha prova.


Parti para esta corrida sem qualquer objetivo estabelecido. Por força do meu desleixo alimentar recente, e por falta de tempo de treino (maioritariamente por questões profissionais) não podia ser de outra forma, e assim decidi à partida que iria apenas completar a prova apenas a desfrutar do prazer de correr.

Sabia que iria partir com o resto da malta, e que rapidamente os iria deixar de ver. Os únicos que ainda ponderei tentar acompanhar foram o meu cunhado e o Zémi. Ambos têm um nível semelhante ao meu, com ligeiras diferenças em termos de ritmo e de gosto (eles adoram subidas, enquanto que a descer ninguém me apanha...), mas nada que me impedisse de os acompanhar. O Zé tinha-me dito que o objetivo dele era simplesmente acabar, mas como na semana antes ele tinha feito um treino de 21K abaixo das 1:55, não foi para mim surpresa quando ele decidiu arrancar por volta do 5º Km. Quanto ao meu cunhado, arrancou antes disso.

Foi a estreia do meu FR610 em provas, e devo dizer que cada vez mais adoro o meu novo brinquedo. Ainda estou a apalpar terreno, mas nesta altura já o configurei totalmente ao meu gosto e não me desiludiu minimamente. Uma das funcionalidades do Garmin Forerunner 610 chama-se Virtual Partner, o que quer dizer que podemos ter um companheiro virtual para nos guiar nos nossos treinos/corridas estipulando um ritmo e controlando quanto tempo e a que distância estamos à frente ou atrás do que devíamos estar a cada momento. Assim, defini que o ritmo seria 5:35. É um ritmo aceitável e que me permitiria completar os 21,1 Km em +/- 1h:58m. Não é que fosse um objetivo declarado baixar das 2h, mas se fosse possível atingi-lo, melhor. Se não fosse possível, era para o lado que dormia melhor... :)

Como dá para perceber, até ao 12º Km, eu e o Garmin portámo-nos bem: ele deu boas indicações, e eu segui-as sem grande problema e mantendo a regularidade desejada. A corrida não podia estar mais controlada do que isto: 



E é então que de repente me deparo com um artista de meias amarelo-florescente a abrandar o ritmo e quase a parar. O drama estava prestes a começar... mas acabou logo ali! ANDA PÁ! NÃO PARES! Gritei eu ao Zémi enquanto o empurrava para que não parasse de correr. Logo ali fiquei com a impressão que o meu timing foi perfeito, e mais tarde o Zé confirmou que estava prestes a parar... o que não chegou a acontecer!

Claro que, ao vê-lo naquele estado deplorável (eheheh), não tive dúvida nenhuma em acompanhá-lo até ao fim. Mas confesso que no primeiro quilómetro depois de ter "forçado" o Zé a continuar ainda pensei que teria sido má ideia. O rapaz estava mesmo atrapalhado, e a dor era bem visível na cara dele. Tive algum receio que fosse qualquer coisa mais chata do que a entorse que ele tinha.

Passaram por nós alguns colegas dos SSCGD que nos perguntaram o que se passava. Aposto que mais tarde ficaram surpreendidos por nós os termos passado novamente. Depois do segundo quilómetro a avaliar a situação, notei no Zé uma vontade enorme em continuar e a vontade de parar tinha ficado para trás. De correr, coxo, ele passou a correr mais ou menos normalmente e aí perguntei: "Atão? Como é que isso está?". A resposta foi: "Está a estabilizar." Aí percebi que íamos acabar a prova.

Mais um quilómetro e o ritmo aumentou. Deixei que fosse o Zé a definir o ritmo, e o aumento foi um bom sinal. Lembro-me de ter olhado para o meu Garmin e de ter feito as contas: "Olha, não sei se queres saber, mas ainda vamos a tempo de fazer menos de duas horas" disse-lhe eu. Foi mais em jeito de motivação do que propriamente para cumprir um objetivo. O neanderthal que há no Zémi veio ao de cima. Ou isso, ou o homem foi espicaçado com um ferro em brasa... Não vejo outras hipóteses para alguém com uma entorse conseguir correr a 5:14!  

Foi uma demonstração de força, de vontade e de capacidade de sofrimento. Eu estava um pouco nas tintas para o tempo, mas achei que já que ele queria retribuir de certa forma o ter ficado com ele até ao fim, ao tentar acabar em menos de 2h, tentei não travar o ímpeto e a verdade é que acabou por ser ele a puxar por mim no final. Fisicamente eu estava bem, mas continuava com algumas dificuldades em respirar em esforço, por causa da constipação. 

Foi um excelente esforço final, mas o mérito vai para o Zé pela forma como conseguiu controlar e vencer a dor. Parabéns pá! Estiveste bem!

Para o ano estarei de volta a esta prova. Foi muito fixe!

4 comentários:

  1. Espectacular!!
    E já te entendes com o Mr. Garmin!
    O Mi e o Ri puxaram pelo Zé!
    Eu bem vi como o Zé acabou a prova: aos pulos, de lado e de costas, a chamar por ti com a voz e com o braço.
    Cada vez mais me convenço de que nos contou a história da entorse para sentirmos pena dele e para esquivar- se a treinar para poder ir aos almoços de Natal....

    (Pura brincadeira, Zé! Sabes que te desejo sinceras melhoras!)

    Ainda bem que gostaste (como todos) da prova!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aquilo foi tudo treta... lol
      Aquilo e a muleta que ele arranjou! :)

      Eliminar
  2. MAU MARIA!!!

    Doi-me o pé... Mas a prova foi uma lição e pêras. Quero mais!!! A Muleta só uso ao pé das meninas ;)

    ResponderEliminar
  3. Está lançado o desafio.
    "Na próxima meia maratona vou tirar pelo menos 10 minutos ao meu recorde…" by Ricardo

    Em Março - ou quando for a próxima - cá estaremos para cobrar e celebrar esse feito!

    ResponderEliminar