Páginas

segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Festa (molhada) de São Silvestre de Lisboa

Para mim, a “Festa de S.Silvestre” começou no dia anterior à corrida de S.Silvestre.
O Team JRR e Amigos reuniu-se em “assembleia-geral extraordinária”, diga-se almoçarada J, com todos os “sócios” presentes. Belo convívio e belo repasto onde o tema principal de conversa foram as potenciais provas e planos desportivos de cada um para 2014. Lançaram-se alguns desafios uns aos outros e também se falou de provas fora de Lisboa. Fica para os próximos meses novos capítulos das aventuras J. O Team “a ganhar asas”!

No sábado foi dia da corrida. O Ricardo foi o motorista de serviço da malta de Odivelas.
Perto das 17h lá chegámos aos Restauradores para nos encontrarmos com os outros elementos do Team e com mais algumas pessoas. Pena foi que o Zé ficou doente e não marcou presença na corrida. Fica para nova oportunidade a presença da totalidade dos membros do Team na mesma prova.
Perto das 17:30 lá fomos nós, todos juntos, para a partida dos sub60. Uns minutitos antes da partida começou a cair uns pingos. Logo a seguir, a intensidade da chuva aumentou e antes de se começar a correr chovia a valer. Ricardo: Não eram borrifos! Era mesmo chuva a valer! Que fique bem claro J!
Do Team havia quem queria bater records pessoais, havia quem lhe apetecia fazer a melhor marca possível e havia quem lhe apetecia correr em ritmo de treino! Realço a liberdade existente no Team para cada um fazer “o que bem lhe apetece” nas corridas. Desta vez, a mim apeteceu-me fazer a melhor marca possível, sabendo logo que seria muito complicado fazer perto dos 50 minutos e tendo como objectivo fazer pelo menos uma marca melhor do que no ano passado (53m25s).


Provas com muitíssima gente (nesta corrida eram quase 8000 pessoas) não são propícias para "grandes marcas" e depois a chuva tornou o piso bastante perigoso, onde tínhamos de ter mesmo muita atenção.
O 1ºkm foi “de loucos”. Chovia a valer, um grande aglomerado de gente, onde várias vezes as pessoas inevitavelmente “chocavam” umas com as outras e onde corri alguns metros pelo passeio. Não me senti nada confortável a correr naquele aglomerado de gente e sobretudo naquele piso bastante molhado. O mais importante é que correu bem. Não sou nada fã de corridas com aglomerados “gigantescos” de pessoas. Visualmente pode ser bonito, mas que é uma grande confusão para quem “está no meio do pelotão” isso não há dúvidas.
Depois do Cais do Sodré (perto do 2ºkm) é que o pelotão se começou a dispersar e se começou a correr “mais à vontade”. Acompanhei o Rui até perto do 1,5kms mas depois ele imprimiu um ritmo mais veloz. Entretanto, a chuva diminuiu a intensidade e parou.
Passei os 5 kms com aproximadamente 25m30s.
Nesta corrida, talvez por ir mais do lado esquerdo durante o percurso, praticamente não vi as placas que identificavam os kms. De qualquer modo, como conhecia o percurso fui tendo noção do que faltaria correr.
Na subida da Av. Liberdade, naturalmente o ritmo diminuiu um pouco mas efetivamente foi bem mais rápido do que no ano transacto. Depois a descida foi a abrir e concluí esta prova em 52m08s. Bom resultado!
Depois da corrida, arrefecemos um bocado. Tivemos uns minutos na conversa e o caminho até ao carro foi difícil pois estávamos molhados e a arrefecer e estava frio.
Destaco os momentos do Team antes desta corrida. O almoço no dia anterior foi muito bom e o convívio antes da prova foi animado. Team em grande J!

4 comentários:

  1. Joel, se tivesses comido menos ao almoço no dia anterior tinhas mantido os sub 50'. Quem mandou comer a pizza toda?!
    E os ténis novos?! Vais dizer- me que não andam com chuva...
    :) BOM ANO!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Alguém está inspirado hoje... lol

      Joel, um post sobre a São Silvestre de Lisboa já está. E a dos Olivais?? :)

      Eliminar
    2. Sofia: As condições da corrida do ISCTE foram propicias para o record (Sub50)! 10 kms com resultados abaixo de 53 minutos são bem bons para mim :) De qualquer modo, conto repetir em 2014 numa corrida um resultado abaixo dos 50 minutos :)
      Bom ano!

      Eliminar
  2. A corrida dos Olivais já está feita! O post está ainda por fazer :) Quando estiver pronto será colocado no blog :)

    ResponderEliminar