Páginas

domingo, 29 de dezembro de 2013

São Silvestre de Lisboa 2013 - A Corrida JRR

Há alguns meses atrás, numa habitual troca de mails entre todos aqui do blogue, chegámos à conclusão de que a São Silvestre de Lisboa seria a primeira prova em que estaríamos todos juntos pela primeira vez. Até aqui, nunca se tinha proporcionado irmos todos à mesma prova. Por uma razão ou por outra, havia sempre alguém que faltava, e assim tratámos de combinar algo diferente para esta corrida. Não foi Pedro?

No início deste blogue, eu, o Rui e o Joel mandámos estampar umas t-shirts com o logo do blog. Duas para cada um. Assim, quando vimos que íamos os 6 à São Silvestre, a decisão foi unânime e automática: cada um ia dar uma t-shirt para que a Sofia, o Zé e o Pedro pudessem usar nesta prova, e noutras futuras. Não é assim Pedro?

Mas tal como noutras ocasiões, ainda não foi desta que fomos todos à mesma prova. Infelizmente, o coxo Zé, para além da sua entorse, arranjou uma gripalhada na semana que passou e não pôde ir. Fisicamente, quero eu dizer.

Tínhamos combinado o encontro para as 17h à porta da antiga Virgin. Eu, o Joel e o Rui chegámos juntos. A Sofia e o Pedro já lá estávam, a rapar frio, juntamente com mais pessoal conhecido. E é então que a facada se deu... Não é Pedro?

Atão e a CAMISOLA???

Convém deixar registado que fomos os 6 almoçar no dia anterior, para entrega dos dorsais e das camisolas do blogue, com o objetivo de todos a levarem na corrida. Não foi o que ficou combinado, Pedro??

Lá tirámos a foto da praxe antes da corrida:


Mas espera... Observando mais atentamente, ou se fizerem muita força, conseguem ver... Não... Não pode ser... Afinal ele levou a t-shirt???


E o coxo TAMBÉM APARECEU????


 Afinal estivemos todos... Eheheheh

Quanto à corrida, abençoada por um borrifo inicial mesmo antes de começar e no primeiro quilómetro, foi a minha estreia em São Silvestres. Fiz parte dos 8000 que participaram na edição de Lisboa em 2013 e gostei. Fui apenas para "rolar", como diz o Pedro, e divertir-me sem ter estabelecido qualquer objetivo. A Sofia e o Mário fizeram-me companhia e só nos separámos praticamente no último quilómetro.

Resumidamente, a corrida teve, para mim, 4 partes:

  1. Primeiros 5 Kms num ritmo de palheta, sem grande esforço para ultrapassar os atletas mais lentos. Fiquei a saber que a Sofia vai à maratona do Porto em 2014... Não é Sofia? Ou então talvez não... :) Ainda não perdi a esperança. Nesta parte deve ter custado à Sofia manter um ritmo tão baixo.
  2. Do 5º ao 7º Km, em que começámos a acelerar o ritmo, tal como a Sofia e o Mário combinaram.
  3. Do 7º Km ao 9º, o que é o mesmo que dizer a subida da Av. da Liberdade. Esta fase foi a que me deu mais gozo. Como ficámos os 3 mais para trás, ficámos a correr junto de corredores com um ritmo mais baixo pelo que, quando a Sofia decidiu arrancar (e quando ela faz isso...), a diferença era brutal. Ela arrancou, o Mário seguiu e eu fui logo atrás. A meio da subida deu-me uma certa vontade de rir porque lembrei-me daqueles sprinters do Tour que andam de um lado para o outro em fila a controlarem-se uns aos outros. Era o que o slalom que nós os três estávamos a fazer fazia lembrar. Consegui manter o ritmo até quase chegar à rotunda do Marquês, mas nessa altura já não conseguia acompanhar o ritmo da Sofia. O Mário, que faz subidas muito bem, conseguiu acompanhá-la e acabou a prova com ela. Eu dei o berro quase quase no Marquês e preferi abrandar o ritmo para recuperar e descer ao meu estilo. Mas o esforço foi mais do que estou habituado e não consegui descer como queria.
  4. O último quilómetro, que foi a descida até à meta, foi feito apenas "sem travões". Como não consegui recuperar bem da subida, deixei-me ir e acabei a prova a sentir-me bem.

Não foi uma prova de grande esforço, tirando a terceira parte, mas foi fixe. No final lá tive que correr novamente pela Av. da Liberdade acima, para fintar o frio e regressar ao carro.

Para o ano há mais. Espero que seja com toda a gente a usar a camisola. Não é Pedro?? :)

9 comentários:

  1. Muito bom a composição artistica. Gostava de lá ter estado, mas parece que ando amaldiçoado :)

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Muito bom, Ricardo!!! O arranjo fotográfico está perfeito!!!
    Foi um prazer fazer também a minha 1ª S. Silvestre na tua companhia e do Mário!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi fixe. Só me parece mal enxovalhares daquela maneira as centenas que ultrapassaste na subida... Não se faz! lol

      Eliminar
  4. As maravilhas do photoshop!!! LOL
    Parece-me que a proxima vez que for para todos levarem a camisola JRR tem de ficar registado em "edital"! LOL
    Pedro, já levaste na cabeça que chegue! Ânimo! Para a próxima tás lá com a camisola e em grande!!!

    ResponderEliminar
  5. Ahaha, nada que um bom photoshop não resolva! :)
    Tudo bem que houve um colega que falhou com a t-shirt, mas também reparei que quiseste destacar-te com a ÚNICA t-shirt preta... ;)

    Um ano de 2014 cheio de kms felizes para os jrr e amigos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Alto lá!!! :) Na encomenda inicial das camisolas havia 2 pretas e 4 brancas (e eu até tinha uma de cada). A camisola do Zé também é preta, mas o rapaz lá arranjou maneira de me pôr a jeito dessas observações... Foi bem visto, sim senhora! lol

      Eliminar