Páginas

sábado, 12 de janeiro de 2013

Como é, Lance?

Dia 17, 5ª feira, Lance Armstrong vai dar a primeira grande entrevista depois de ter sido condenado por doping e ter visto toda uma carreira apagada dos registos. Em especial, claro, as sete vitórias no Tour. Perdeu patrocinadores, parceiros e até a Fundação LiveStrong teve de abandonar. Resta-lhe, por agora, o apoio dos fãs... como eu.
Mas o que vai Armstrong dizer a Oprah Winfrey?...
    Hip A - Conforme correm os boatos, admitir que, sim senhor, se dopou durante a carreira ou, pelo menos, a melhor parte dela.
    Hip B - Dizer que é inocente e revelar os traços da conspiração que o envolveu nos últimos meses.
Para já a hipótese A ganha força e nem quero acreditar que isso vá acontecer. A inocência, aos olhos dos fãs, é a única coisa que lhe resta. Para esses os sete tours são dele e de mais ninguém. Se confessar o doping, tudo isso vai por água abaixo. Mas o que ele tem a ganhar com essa confissão? Não vejo o quê, sinceramente. Perde toda a credibilidade, ninguém se vai querer associar ao seu nome e arrisca-se a ter de indemnizar, fortemente, quem investiu nele e o patrocinou. Será a ruína total!
Caso seja a hipótese B, tudo continuará como está, a não ser que apresente provas de tal forma fortes que o caso dê uma reviravolta total...
Seja como for a escolha da entrevista foi a dedo. Em qualquer dos casos Lance vai fazer-se de vítima. Ou porque se dopou, devido a seu passado e historial clínico, ou porque não se dopou e está a ser tramado.
Da parte que me toca espero que seja a segunda hipótese. Porque se ouvir da boca de Lance a frase "Dopei-me, sou um batoteiro" vai-me ser muito difícil voltar a acreditar em heróis no desporto. Bolts, Phelps, Cristianos Ronaldos, Messis, Rosas Motas, Carlos Lopes... de hoje, de ontem ou de amanhã, olharei para todos com enorme desconfiança.
E o que é o desporto sem heróis? Por isso, cuidado com o que dizes, Lance!

2 comentários:

  1. http://desporto.sapo.pt/ciclismo/artigo/2013/01/15/armstrong_admitiu_ter_se_dopado_.html

    "Armstrong admitiu ter-se dopado em entrevista com Oprah Winfrey.

    O antigo ciclista norte-americano Lance Armstrong admitiu na segunda-feira ter recorrido ao doping durante a Volta a França numa entrevista com Oprah Winfrey que deverá ser divulgada na quinta-feira, informou o jornal USA Today.
    O diário norte-americano, que cita uma fonte anónima, afirma que Armstrong reconheceu pela primeira vez ter-se dopado, sem, no entanto, detalhar os métodos nem apontar os seus cúmplices durante a entrevista com Oprah na sua mansão em Austin, no Estado do Texas.
    Pouco depois da entrevista, Oprah Winfrey explicou na sua conta do Twitter que o encontro com o antigo ciclista durou mais de duas horas e meia e que encontrou um Armstrong “pronto” a falar, sem avançar detalhes.
    Esta foi a primeira entrevista concedida por Armstrong, de 41 anos, desde que a União Ciclista Internacional decidiu, em outubro de 2012, retirar-lhe os sete títulos que garantiu na Volta a França (1999-2005) e expulsá-lo do ciclismo, depois de a Agência Antidoping dos Estados Unidos o ter acusado de levar a cabo o “programa de doping mais sofisticado da história do desporto” no seio da equipa US Postal.
    Sem nunca ter tido um resultado positivo nos exames antidoping, Armstrong, campeão do mundo em 1993, um dos raros títulos que manteve, negou durante anos ter recorrido a qualquer droga para melhorar a sua condição física e facilitar a sua vitória nas competições, acabando por ser prejudicado por testemunhos de alguns dos seus antigos colegas de equipa.
    A confissão de Armstrong poderá obrigar à devolução do dinheiro dos prémios que arrecadou e até culminar em acusações criminais, arriscando a prisão, segundo alguns juristas."

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É. Quinta feira promete...

      Parece ser mesmo a queda de um mito. Mas sinceramente, e infelizmente, do ciclismo só espero isto. É, na minha opinião um desporto com uma beleza extraordinária, mas completamente morto na verdade desportiva. É pena.

      Eliminar