Páginas

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Corrida Fim da Europa, by Ricardo

Hoje foi a minha estreia na prova de atletismo que dizem ser das mais bonitas em Portugal.

Poderá ser discutível, mas que não deve nada à beleza isso é indiscutível.


Começando pelo ínicio: 07:30 toca o despertador. Olho lá para fora e só vejo é chuva! Preparei-me e lá fui a caminho de Sintra, para o local combinado com o Pedro. Ia convicto de que a prova não se iria realizar, tendo em conta o dilúvio que apanhei no caminho para Sintra. Mas quando cheguei e encontrei o Pedro, apenas caíam alguns chuviscos.


Lá chegámos ao local da partida e fomos tentar levantar os dorsais. Esta foi a primeira aventura. Não encontrámos ninguém, e soubemos que os dorsais dos SSCGD tinham sido levantados no dia anterior. Lá tivemos que esperar até encontrar o colega que os tinha. Sempre debaixo de chuva. Esta era a tenda onde o pessoal ia levantar os dorsais. Quando a chuva caiu mais forte, não cabia lá uma formiga...


A prova estava bem organizada, e até havia transporte para as mochilas que cada um levou com uma muda de roupa e coisas do género. Previa-se uma prova molhada... no mínimo. Estas eram as camionetas usadas para o transporte das malas até à meta.

Entretanto, os chuviscos desapareceram e já perto das 10h o pessoal começou a aquecer:


Mas antes houve tempo para umas fotos com o pessoal dos SSCGD e até para uma entrevista para a Sintra TV!!! :)


À hora prevista, lá começámos a prova.




Só para terem uma pequena ideia do percurso, eis o que nos reservava os primeiros 3 Kms:

Uma subida única que parecia interminável!!!! E esta foto não faz mesmo justiça às dificuldades que o pessoal teve....

O percurso foi muuuuuuuuuuito acidentado, e por isso muito exigente.



Houve tempo para ver e fotografar atrações turísticas locais, como o Castelo dos Mouros (lá ao fundo na foto), e com mouros de gorro incluídos... lol


Tempo também para realizar uma prospecção ao mercado imobiliário da zona. Com mouro incluído.


E até passámos pelo Chalet da Condessa...


Apesar do percurso ser bonito, isto foi o que custou mais ver. Inúmeras árvores caídas e arrancadas pela raíz. Vários muros que desabaram com o vento e com a queda das árvores. Foi duro de ver.


Já mais para a frente, isto foi o que se viu. Muito nevoeiro, típico de Sintra, mas felizmente sem chuva e sem vento. Só mesmo o frio e o nevoeiro apareceram. Abençoada camisola térmica!


  

  

Quanto ao relato da prova propriamente dito, os primeiros 3 quilómetros foi seeeeeeempre a subir. Ao segundo o Pedro adiantou-se, e só o voltei a ver na meta.

Quando a subida finalmente parou, já estávamos em plena Serra e já o grupo estava bem esticado.

Não tinha qualquer objectivo estabelecido para esta prova. A minha perspectiva era sempre a de um passeio, e de facto foi o que aconteceu. No entanto, fazer 17 Km em +/- 1h:48m foi muito bom, tendo em conta as vezes que parei de correr para andar rápido.

Ao quilómetro 6 fui apanhado por dois colegas dos SSCGD. Um mais velho e uma rapariga já experiente nestas andanças. Ela, que já conhecia a prova, foi dando dicas para dosear o esforço e quando chegámos ao quilómetro 9 ela avisou que iríamos encontrar uma subida muito íngreme. Resultado, ela continuou a correr e eu e o colega mais velho decidimos fazer a subida a andar. Quando a subida acabou, sabíamos que a partir daí seria sempre a descer. 

Antes de começar a descida, aproveitei um ponto de abastecimento para usar o gel que levei comigo. Devo dizer que pela primeira vez senti o efeito do gel em provas de longa duração. Deu um jeitaço!

Depois de devidamente hidratado, lá fomos nós. O velhote parecia doido a descer. Tive indeciso entre acompanhar e ficar para trás, meramente como precaução, pois ainda faltavam 7 Km e eu tinha receio que a minha tendinite voltasse a fazer das suas. Decidi acompanhar.

Parecíamos possuídos pelo espírito Bolt. Perdi a conta aos atletas que ultrapassámos, mas sem a menor dúvida que foram bem mais os que passámos do que os que passaram por nós na subida. Foi de tal maneira o ritmo que a 2 quilómetros do final voltámos a apanhar a colega que tinha seguido a correr na subida.
Mas depois, não consegui acompanhá-los e acabei por terminar a prova uns 15 segundos atrás deles os dois.

No final, apanhámos a boleia do Eduardo que teve a paciência de nos ir buscar de propósito para voltarmos a Sintra. Ficam os meus agradecimentos, apesar de a chatice dele poder ter sido evitada, pois haviam autocarros de regresso (mas nem eu nem o Pedro sabíamos disso).

Resumindo, fiquei muito contente pela experiência, e principalmente por não sentir quaisquer dores, mesmo enquanto escrevo este texto!

Foi uma prova muito fixe! A repetir, sem a menor dúvida.





1 comentário:

  1. Hoje vi este report com mais atenção :) Belas fotos! Parece-me uma bela prova mas acho que devia de se realizar noutra época do ano. Dessa forma os participantes disfrutariam melhor das vistas :)

    ResponderEliminar