Páginas

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Os Verdadeiros Campeões



Numa altura em que se fala de mitos do desporto e da sua queda, lembrei-me da seguinte questão: quem são afinal os verdadeiros campeões?
A minha resposta será que os verdadeiros campeões são simples seres humanos que fazem coisas simples, que se superam e alcançam coisas simples mas cheias de significado. No desporto também há muitos campeões, não é só aquele que chega em 1ºlugar que é um campeão. Às vezes vemos que aquele que ganha não se comporta com um campeão logo talvez não seja um verdadeiro campeão.
Na minha perspectiva, um Campeão inspira, um Campeão faz com que o seu resultado signifique algo, um Campeão faz com que o seu comportamento contribua para um mundo melhor. Podem me dizer que no dicionário campeão é aquele que fica em 1ºlugar mas eu estou a falar de verdadeiros Campeões, com C maiúsculo.
Será que a sociedade em geral através da veneração daqueles que ganham “títulos” não contribui para que hajam pessoas a querer ganhar a todo o custo? Não será altura de olharmos de forma diferente para as competições? Há bastante tempo que se fala de fair-play mas não será altura de o colocar verdadeiramente em prática?
No desporto há atletas talentosos, com desempenhos notáveis e há que admirar o seu talento. Mas se depois de expor o seu talento os atletas não tiverem a capacidade de tornar isso significante de que é que serve?
Como um Amigo meu diz: “Não é preciso vencer para ser um campeão”!

Sem comentários:

Enviar um comentário