Páginas

domingo, 5 de maio de 2013

2ª Corrida Dona Estefânia


Depois da ausência forçada na meia maratona de Almada, este fim de semana foi o regresso às provas com a minha primeira participação na Corrida Dona Estefânia (sim, eu sei que ainda só foram duas edições...).

A minha expectativa para esta prova era... acabá-la. :) Não tenho treinado e a gripalhada que me tem chateado ultimamente, aliada às últimas (más) noites de descanso, não permitia que fosse de outra forma.

Fui para a prova acompanhado pelo Zé (o mais recente reforço nos treinos durante a semana) e pelo meu cunhado. Tínhamos os 3 perspectivas diferentes, sendo que o Zé disse que precisava de uma lebre e o meu cunhado estava um pouco expectante por causa de uma lesão que tinha tido no joelho. 

Posso desde já dizer que o percurso da corrida é PERFEITO para quem quer estabelecer recordes pessoais na distância. Nem um grau de inclinação, e piso regular. Por isso mesmo perspetivava-se uma corrida rápida. Foi isso mesmo que aconteceu... mas não comigo. :)

A corrida começou com algum atraso e confusão. Quando demos por isso estávamos rodeados de pessoal que tinha ido para a caminhada, juntamente com mais alguns "confundidos" como nós. Já a partida tinha sido dada quando percebemos que tínhamos que fazer gincana para passar por entre tanta gente que acabou por ficar parada porque entretanto alguém tinha dito "A caminhada ainda não começou! A caminhada ainda não começou! Voltem para trás!!!". Sem comentários. Tirando este pequeno percalço, lá iniciámos a nossa prova em ritmo crescente. 

Como o trajeto tinha pontos de retorno, ao 3º Km encontrámos o pessoal da caminhada no sentido inverso ao nosso. Espetacular ver a quantidade de famílias que aderiram e foram passear... Avós, pais e filhos todos juntos a andar (com os mais pequenos a fazer pequenas corridas). Obviamente que veio logo à minha cabeça a imagem da minha filhota a correr com um dorsal ao peito (tal como hoje havia muitos da idade dela). Continuei a correr a imaginar-me daquele lado e com um sorriso nos lábios.

Como não tinha estipulado qualquer objetivo para mim, decidi aceder ao pedido do Zé e servir de "lebre". Até ao 5º Km puxei por ele, ficando o meu cunhado lado a lado connosco até esta altura. Foi também aqui que surgiu o único reabastecimento (de água) durante a prova, e foi também aqui que fui obrigado a parar. Em circunstâncias normais, respiro pela boca enquanto corro, o que por si só já dificulta beber água durante uma prova, mas nos reabastecimentos tento usar o nariz para compensar e não parar. Hoje, COMPLETAMENTE entupido, foi impossível de o fazer. Ainda tentei pequenos goles, mas não consegui. A gosma não deixou...

Parei, bebi água e em 500 metros voltei a juntar-me ao Zé e ao meu cunhado. Ao 7º Km o meu cunhado aumentou o ritmo, e o Zé também (um pouco menos) e eu não os consegui acompanhar. Senti-me estoirado e disse ao Zé para não esperar por mim. Depois do 5º Km foi ele a minha lebre, mas nesta altura, e depois de ter tentado acompanhar o ritmo do meu cunhado, não aguentei mais. Fiquei para trás, e nem os bombons de chocolate que estavam a ser distribuídos (não os comi) me animaram. Resultado final: 57 minutos e qualquer coisa...

O Zé fez uma excelente prova, que premeia a dedicação e a vontade que tem demonstrado em evoluir na corrida. Está de parabéns pelos 55m14s (recorde pessoal) que registou! Hoje o aluno ultrapassou o mestre (nível 1)! Faltam os mestres (níveis 2, 3 e 4)... :) 

O meu cunhado fez 54m (recorde pessoal).

Para o ano lá estarei... Mas na caminhada, juntamente com os meus pirralhos! Fiquei mesmo entusiasmado com a "visão" que tive! :)

2 comentários:

  1. Tenho um especial carinho por esta prova, porque estive lá o ano passado e foi a minha primeira sub-1h! Como dizes, percurso mais plano é impossível.
    Este ano correste, para o ano inicias uma nova tradição familiar! ;) Acho que também vais ficar com a Corrida D. Estefânia na memória, por boas razões. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que sim...

      Já agora, por falar em tradições familiares, já compraste os ténis ao teu irmão?? :)

      Eliminar