Páginas

sábado, 25 de maio de 2013

Tomb Raider Chronicles vs. BES Run Challenge 2

Assim de repente, um dos jogos da nossa amiga voluptuosa Lara Croft veio à minha memória ao recordar a corrida da última fim de semana. Ela fugia de tigres e de mauzões. Eu fugi daquelas subidas prolongadas e descidas vertiginosas. Demorei bastante tempo a acabar esse jogo. Demorei também bastante tempo a acabar a corrida... Mas focando-me apenas no que interessa, aqui vai a crónica daquela que foi para mim a corrida de 10 Km mais difícil que já fiz.

Para esta corrida fui acompanhado pelo meu cunhado, pelo Pedro T e pela Sofia. A inscrição já estava feita há bastante tempo, mas os dorsais dos SSCGD só estavam disponíveis no próprio dia. Por isso, a chegada a Sintra foi um bocado atribulada. Havia muito trânsito e foi algo difícil arranjar lugar para estacionar. Cheguei a 45 minutos da hora de partida e tive que andar a correr de um lado para o outro várias vezes antes da partida, o que até constituiu um bom aquecimento. Foi correr para ir buscar os dorsais, foi correr para voltar ao carro para deixar a tralha recebida, foi correr para ver se encontrava o Pedro T para lhe dar o dorsal dele... isto tudo a culminar com um autêntico dilúvio durante 10 mins, mesmo antes do pessoal se encontrar todo antes da partida. Não mais voltou a chover.

Às 17:10, após imensa confusão para organizar os atletas segundo os seus escalões (tentativa completamente falhada por parte da organização) lá foi dado o tiro de partida. O primeiro quilómetro foi, à imagem de toda a corrida, muito irregular. Subidas e descidas consecutivas e íngremes. Depois de 1 Km, o percurso foi igual ao da Corrida do Fim da Europa até ao quilómetro 6 (+/-), o que equivale a dizer: "SOBE ANIMAL!!!".

Durante os primeiros 2 Kms consegui seguir o Pedro T. Depois... nunca mais o vi! Nem no final. Como o acompanhei durante 10 mins., o meu cunhado e a Sofia ficaram para trás, mas a meio daquela subida do <censored> que durou +/- 3 Kms eles apanharam-me e ultrapassaram-me. Foi o custo da aceleradela inicial. A Sofia só a voltei a ver no final, após ela ter concluído a prova em 58 mins.. Ao meu cunhado eu consegui alcançar no final da subida.

Realmente a psicologia na corrida é extremamente importante. Se em Janeiro eu fiz aquela mesma subida sem parar (sem conhecer o percurso), agora não o consegui fazer e acho que foi porque já sabia o que me esperava. Santa ignorância!!!

Além da penosa subida nos primeiros 5 Kms, o 4 seguintes apenas se diferenciaram pelo facto de incluírem descidas íngremes, logo seguidas de subidas igualmente difíceis. Curiosamente, eu e o meu cunhado temos estilos completamente diferentes na corrida: ele sobe muítissimo bem e tem receio das descidas; eu tenho imensa dificuldade a subir, mas a descer ninguém me pára! Assim, até ao 9º Km eu parecia um Ferrari a descer e um Citroen 2 Cavalos a subir, ao passo que o meu cunhado era exactamente o contrário. Parecia que tínhamos um elástico preso um ao outro...

Começámos o último quilómetro em conjunto. Como é que eu hei-de descrever este último quilómetro... Se os outros tinham sido: subir, subiR, subIR, suBIR, sUBIR, SUBIR, descer, subir, descer, subir..... o último foi: DESCEEEEEEEEEEEEEEEEEEEER!!!! e em piso de calçada (ainda húmida da chuvada de há uma hora atrás). Não imaginam a inclinação da descida. Tudo aquilo que tínhamos subido em 9 Kms, descemos em 1 Km até ao local da partida (que coincidia com o da meta).

Podia de facto ter acelerado, mas preferi não o fazer por várias razões: não queria arriscar uma lesão chata com um tralho naquele piso (e consequente atropelamento por parte dos atletas que vinham atrás); não quis deixar para trás o meu cunhado que também me tinha ajudado nas subidas; não iria conseguir impedir algo que não acontecia há muito tempo: fazer 10 Km em mais do que 60 mins.!

Acabei a prova juntamente com o meu cunhado, com 1h:03m e umas dores brutais nos gémeos.

Foi díficil, mas foi giro! :)

3 comentários:

  1. Bem descrito. Gostei muito de ler.

    ResponderEliminar
  2. Muito bom! Qualquer relato sobre esta prova sem menção ao estado dos gémeos não fica completo! Boas corridas!

    ResponderEliminar