Páginas

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Corrida do 1º de Maio



Após a aventura do Trail voltei a participar numa corrida de estrada. Seria a estreia na corrida do 1º de Maio e apenas a 2ªprova de 15kms.
Para esta prova tinha como objectivo melhorar a marca realizada em provas de 15kms. Olhando para as marcas obtidas nos últimos meses nas provas de estrada defini como objectivo fazer menos de 1h24m, ou seja, uma média de menos de 28 minutos por cada 5 kms.
Encontrei-me com o Pedro no Estádio 1º de Maio e antes da prova deu para “trocar uns dedos de conversa” e aquecer convenientemente. Acho que foi o melhor aquecimento que já fiz antes das provas. Efectivamente, é um aspecto importante e que deve ser tido em conta.
A partida ocorreu em plena pista do estádio 1º de Maio o que permitia que o pessoal estivesse mais à vontade mesmo estando bastantes participantes. Apenas houve necessidade de abrandar na saída da pista pois havia curvas e o trajecto estreitava um pouco. Depois seguíamos pelo percurso de estrada.
Nos primeiros 1,5kms corri lado a lado com o Pedro mas depois combinámos o ponto de encontro à chegada e ele seguiu no seu andamento mais veloz.
Nos primeiros 5 kms senti-me bem e passei o km5 com pouco mais de 27m. Nesta fase estávamos em plena Av. Fontes Pereira de Melo e íamos a descer em direcção à Praça do Comércio. De qualquer modo não convinha acelerar demasiado pois ainda havia muitos quilómetros para fazer e havia sobretudo a longa subida do Martim Moniz até ao Areeiro.
Vi a placa dos 8 kms onde ia com mais ou menos 43 minutos mas até ao km 13 não vi mais nenhuma placa a marcar os quilómetros. Se calhar até lá estavam mas não as encontrei.
Gostaria de realçar que nesta corrida tive oportunidade de apreciar as vistas da cidade de Lisboa noutra perspectiva. Deu para ver melhor alguns locais onde já passei de carro muitas vezes mas que não tinha visto alguma da sua beleza. Claro que estamos a falar de uma cidade mas no meio de tanto betão e alcatrão podemos encontrar belos edifícios e belos “pontos verdes”. Por exemplo, passar no Marquês de Pombal a correr deu para apreciar o seu pequeno mas belo jardim envolvente.
Outro facto que gostaria de realçar é que encontrei participantes com sessenta e tal anos com grande atitude, com uma forma física impressionante e com muito boa disposição. Gostaria de chegar a estas idades assim tão bem e a participar em provas J. Apreciei também os incentivos vindos das pessoas que estavam à beira da estrada, sendo que até houve turistas que incentivaram os atletas.
Voltando à corrida, passei o km 13 com 1h13m e vi que para conseguir fazer menos de 1h24m tinha de acelerar. A subida entre o Martim Moniz e o Areeiro fez com que o ritmo tivesse sido mais baixo, facto que considero natural, mas não tive necessidade de caminhar em vez de correr.

Nos últimos 2 quilómetros acelerei em busca de alcançar o objectivo traçado inicialmente. À entrada da pista vi no meu relógio que já estava perto da 1h23 e ainda tinha mais de 200 metros para fazer e lá dei um sprint para me manter na 1h23m. E assim cheguei à meta com 1h23m19s (tempo oficial). No meu relógio tinha mais uns quantos segundos, daí ter feito o sprint J!
Gostei desta "voltinha" pela cidade J!

 

 

 

1 comentário:

  1. é uma volta que eu gosto de dar pela cidade todos os 1ºs de Maio.

    ResponderEliminar